27 de fevereiro de 2019
CARAÍBAS - SANTO ANTÔNIO

Paróquia de Caraíbas realiza formação para catequistas

Por Vivaildo Carvalho/PASCOM Caraíbas

Foto: Vivaildo Carvalho/PASCOM Caraíbas

Com o tema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” e o lema “Catequistas por amor e vocação”, a Paróquia Santo Antonio de Caraíbas realizou, no último domingo (24), o primeiro encontro para catequistas. O encontro aconteceu na Comunidade N. S. Aparecida (Jiboia II) e contou com a presença de mais de 50 catequistas de 21 comunidades da paróquia.

Às 8h teve acolhida, seguida de oração e café partilhado. Após o café, a coordenadora paroquial passou a programação do dia, que, entre as atividades, teve o repasse acerca da Campanha da Fraternidade deste ano. Também foi trabalhado o Ano Vocacional Diocesano, que norteou o tema do encontro, e a importância do amor à vocação laical, sobretudo nas atividades da catequese.

Durante a manha também teve trabalho de grupo para avaliar a caminhada catequética no ano passado e planejar as atividades para 2019. Após a plenária dos grupos,  os catequistas foram almoçar. À tarde, o encontro contou com a presença do padre Paulo Ferreira, pároco de Caraíbas, que falou sobre a importância dos catequistas estarem sempre buscando estar na presença de Deus, através da oração, leitura da Bíblia, bem como a importância de estarem buscando sempre estudar os documentos da Igreja, para que assim a catequese seja eficaz. O padre falou ainda sobre a iniciação à vida cristã, que muitas vezes corre o risco de os catequizandos fazerem os sacramentos, mas não serem iniciados de fato à vida Cristã, ou não terem o contato pessoal com Cristo.

Após as colocações, padre Paulo agradeceu aos catequistas pela presença e compromisso em se colocarem à disposição para continuarem levando a mensagem de Cristo. Ao final, a coordenação paroquial deu algumas orientações sobre como  preparar os encontros de catequese e de que é preciso falar, nos encontros, sobre a Campanha da Fraternidade e do Ano Vocacional Diocesano.

O encontro de catequistas foi encerrado com a Santa Missa, que contou com a presença dos fieis da comunidade local. Ao terminar a Missa, teve um café partilhado com todos os catequistas e membros da comunidade, além da apresentação de uma criança da comunidade, filha de uma catequizanda.