23 de janeiro de 2019
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Paróquia Bom Jesus, em Brumado, celebra São Sebastião, com muita alegria e devoção

Por Osmarlene Moura/PASCOM Brumado

Fotos: Diego Fagner/PASCOM Brumado

Com o tema “Vocação e discernimento, mostra-me, Senhor, os Teus caminhos”(Sl.25,4), a Paróquia Bom Jesus em Brumado, realizou os festejos do  padroeiro de nossa Comunidade Matriz, São Sebastião. Os festejos aconteceram de 17 a 20 de janeiro de 2019, com o tríduo preparatório para a grande festa.

O tema da festa esse ano foi baseado no projeto Diocesano Vocacional, com o intuito de chamar a atenção de todos os cristãos que querem dedicar sua vida a Deus e aos irmãos e encontrar nEle sua segurança, alegria e realização pessoal.

O grande dia iniciou com a alvorada festiva, e momento de oração, às 6:00h, depois uma carreata pelas ruas da cidade, marcando a tradicional festa de São Sebastião e logo após o café partilhado. Ao meio dia, a oração do Ângelus e às 17:00 h, a procissão que percorreu as ruas da cidade com os fiéis rezando e cantando junto a Lira Ceciliana, que acompanha a festa de São Sebastião há muito tempo. Logo após a procissão aconteceu a Santa Missa.

A tradição de se comemorar os festejos de São Sebastião em Brumado, se deu devido a uma ação do saudoso Monsenhor Fagundes, há mais de 50 anos, quando a cidade atravessou um período de grande onda de enfermidades e o sacerdote numa visão, contemplou a necessidade de se reverenciar o santo católico para que as enfermidades fossem extirpadas. As celebrações em louvor a São Sebastião se tornaram uma das festividades religiosas mais significativas da paróquia. Prova disso, são fiéis que, durante a procissão, caminham descalços, com velas acesas, demonstrando sua devoção e fé ao santo querido e protetor que defende a nossa terra contra a peste, a fome e a guerra.

A homilia de Pe. Cleonídio Alves nos remeteu à importância da evangelização e da vocação que o cristão escolhe para sua vida, “assim nos damos conta de que a vocação primeira é a cristã, nós somos batizados, aderimos a nossa vida à vida de Cristo, ligamos a Ele e aí assumimos a vocação nEle, com a função de sermos missionários, de colaborar com o mundo. As outras vocações são por opção”, ressaltou. E de encontro à liturgia e ao evangelho de São João, refletiu também sobre o casamento entre os cristãos e a igreja, o que liga Cristo às pessoas, desde o velho testamento que esse matrimônio aconteceu, pois Deus criou os seres humanos para participarem de um casamento, não como “estrangeiros e hóspedes”.

São Sebastião, soldado romano, martirizado, foi convicto de sua ligação com Cristo quando assumiu sua fé, testemunhou a Cristo em um mundo perigoso, foi espancado porque não negou sua fé cristã, dando esperança e morrendo por causa de Cristo.

Finalizando as comemorações da grande festa, houve uma homenagem aos 6 anos de sacerdócio do Pe. Jordano, lembrando o dom de sua vocação, motivada por sua fé e entrega ao chamado do Senhor. Com alegria, a celebração foi encerrada com os fiéis cantando o hino a São Sebastião e demonstrando sua devoção a nosso padroeiro querido.