30 de maio de 2022
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Paróquia Bom Jesus em Brumado celebra o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Por Liliane Leite / Pascom Brumado

No dia em que se celebra a festa litúrgica da Ascensão do Senhor, domingo que antecede a grande festa de Pentecostes, toda a igreja reúne-se para comemorar o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Foto: Diego Vieira / PASCOM Brumado

Esta data tão importante foi instituída no Concílio Vaticano II, através do Decreto Inter Mirifica, promulgado pelo Papa Paulo VI em 04 de dezembro de 1966.

Assim, em plena sintonia com toda a Igreja, na tarde de sábado, dia 28/05, todos os comunicadores católicos pertencentes à Pastoral da Comunicação foram convidados a participar de um momento de espiritualidade, promovido pela Diocese de Caetité, através do Padre Paulo Henrique (assessor espiritual da Pascom), contando com a valorosa colaboração da Irmã Gigliolla Nascimento da Cruz, das Irmãs Terciárias Franciscanas Regulares. Nesse encontro, que ocorreu de forma online, através da plataforma google meet, foram refletidos vários pontos acerca da Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, cujo tema é “Escutar com o ouvido do coração”.

Dando seguimento às comemorações, no dia 29/05 às 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia Bom Jesus, o pároco Padre Cleonidio Alves da Silva celebrou a Santa Missa em ação de graças, que contou com a participação dos membros da Pastoral da Comunicação da referida paróquia, além dos fiéis que ajudam ativamente nesse serviço tão essencial que é a comunicação nas atividades pastorais.

Em sua homilia, o nosso pároco refletiu: “Por isso, caríssimos irmãos, queridas irmãs, celebrando hoje também o dia da comunicação social, o que a gente comunica, o que deve ser comunicado? O que a gente deve comunicar é a verdade. […] Jesus comunicou a verdade, a sua própria vida foi a verdade: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida!’ […] Hoje celebrando o dia da comunicação, devemos pensar, voltar a atenção para o nosso comunicador por excelência que é Jesus Cristo!”

Após a homilia, a celebração seguiu o seu roteiro litúrgico. Ao final foi lida uma mensagem em homenagem a todos os comunicadores católicos e feitos os agradecimentos a todos que participaram deste momento tão especial.

Que todos nós, comunicadores e comunicadoras, não nos esqueçamos das sábias palavras do nosso Papa Francisco: “A escuta corresponde ao estilo humilde de Deus. Ela permite a Deus revelar-Se como Aquele que, falando, cria o homem à sua imagem e, ouvindo-o, reconhece-o como seu interlocutor. Deus ama o homem: por isso lhe dirige a Palavra, por isso «inclina o ouvido» para o escutar.”