9 de agosto de 2019

Paróquia Bom Jesus celebra, em Brumado, 150 anos de fé, evangelização e missão

Por Liliane Leite/Pascom Brumado

Foto: Pascom Brumado

Embasada no tema “Vocação e Discernimento, Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” Salmo 25,4 e orientada pelo Projeto Diocesano Pastoral, toda a comunidade católica em Brumado celebrou o Senhor Bom Jesus, padroeiro da Paróquia e do município de Brumado.

Festa tradicionalmente realizada no período de 28 de julho a 06 de agosto, os festejos deste ano trouxeram uma enorme carga de emoções e memórias, pois foram celebrados os 150 anos da Paróquia Bom Jesus, recordando, assim, a origem das pastorais, movimentos, grupos, e também os nomes de fiéis que passaram pela Paróquia e que, com o seu sim à vocação e ao chamado de Deus, construíram parte da história hoje relembrada.

Durante os festejos aconteceram celebrações eucarísticas pela manhã nas comunidades e à noite o novenário na Igreja Matriz, sempre lotada de fiéis.

Após as novenas, o público participou das noites culturais com os artistas da terra, deliciou-se com as guloseimas das barraquinhas e pôde conferir de perto toda a trajetória da Paróquia na exposição do “Memorial dos 150 anos”, que, inicialmente, aconteceria somente em três dias, mas que, devido ao sucesso e expectativas do público, estendeu-se para todos os dias do novenário.

No memorial, dentre as histórias mais marcantes, recordou-se os passos do querido Monsenhor Antônio da Silveira Fagundes e foram expostos objetos de uso particular.

No dia 05 de agosto houve um animado leilão e show com artistas da terra.

No dia 06 de agosto, dia da grande festa, as atividades iniciaram bem cedo, com a alvorada festiva, oração do Ofício Divino e carreata em algumas ruas da cidade. Após, houve o café partilhado e um momento especial onde os representantes das comunidades e pastorais cantaram os parabéns para a Paróquia.

À tarde houve procissão e Missa presidida pelo Bispo Dom José Roberto Silva Carvalho e concelebrada por vários Padres. O público lotou a esplanada da praça que ficou pequena diante de tantas memórias e recordações.

Em sua homilia, Dom Carvalho bem refletiu: “Meus irmãos e irmãs estamos celebrando hoje, com toda a Igreja espalhada no mundo inteiro, a festa da transfiguração do Senhor Bom Jesus e aqui em Brumado vocês celebram a festa da transfiguração do Senhor Bom Jesus, Padroeiro desta Paróquia e a festa dos 150 anos de vida Paroquial. (…) Eu peço, meus irmãos e irmãs, um momento de silêncio, de profundo silêncio, cada um de onde está, dirija uma prece a Deus por tantos evangelizadores que por aqui passaram e que hoje estão na glória eterna. Bispos, padres, missionários, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, leigos e leigas. Tantos que nós conhecemos e tantos outros que ouvimos falar porque deixaram marcas nesta caminhada paroquial. Cada um dirija uma prece a Deus, pedindo o descanso eterno para estes irmãos que evangelizaram aqui nesta Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Brumado. Que Deus os acolha no reino celestial. Façamos também um momento de silêncio, dirigido à prece ao Senhor por nós que estamos aqui fazendo esta caminhada, continuamos esta história de vida paroquial. Temos o privilégio de estar celebrando os 150 anos. Rezemos por todos os evangelizadores, padres, irmãos, leigos e leigas, animadores de comunidades, catequistas para que tenham a força suficiente de evangelizar, com a alegria do testemunho de um serviço a Deus e à Igreja. Que Deus fortaleça cada evangelizador e que o testemunho de cada um possa suscitar muitas e santas vocações a serviço da Igreja do Senhor”.

Ao final da celebração, o Pároco Cleonídio Alves fez os agradecimentos a todos os que participaram das novenas, às equipes que se revezaram para que os serviços fossem realizados com carinho e devoção ao Senhor Bom Jesus. Teceu agradecimentos ao Bispo Dom Carvalho e aos padres que visitaram a Paróquia e celebraram conosco.

O novenário e a grande festa foram transmitidos através da página das Paróquias de Brumado no facebook e a Santa Missa retransmitida pela Rádio Nova Vida FM.

Conscientes de que todos nós estamos participando da construção desta história que hoje celebramos, peçamos ao Senhor Bom Jesus que abençoe as vocações e envie mais operários para a Sua messe. “Mostra-nos, Senhor, os teus caminhos.”