24 de novembro de 2016

Para cardeal Sergio da Rocha, gesto do papa exprime amor pela Igreja no Brasil

Com informações da Rádio Vaticano

Arcebispo de Brasília foi criado cardeal no sábado, dia 19, na véspera do encerramento do Ano da Misericórdia. Foto: AFP

O arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Sergio da Rocha, após a cerimônia do consistório, realizada em Roma, no último sábado, dia 19, concedeu entrevista à Rádio Vaticano sobre sua inserção no colégio cardinalício da Igreja Católica. Para o novo purpurado, que manifestou gratidão pela confiança depositada em sua pessoa pelo papa Francisco, a atitude do pontífice em escolhê-lo é um gesto de “bondade, de confiança e de amor pela Igreja no Brasil”.

“Uma alegria imensa poder receber esta graça, com o sentimento também de gratidão diante desse gesto tão bonito do papa Francisco, um gesto de bondade, confiança, mas também um gesto de amor pela Igreja no Brasil. Ao mesmo tempo, com a responsabilidade, porque o Papa está confiando um serviço esperando certamente que eu, o episcopado brasileiro, a Igreja no Brasil ofereça a sua contribuição para a Igreja presente aqui em Roma e no mundo inteiro”, afirmou o cardeal Sergio da Rocha.

O presidente da CNBB contou que o momento da celebração do Consistório é muito significativo, lembrando da proximidade com o santo padre, da comunhão com ele e da oração. Dom Sergio também ressaltou a presença de vários brasileiros que participaram das celebrações do Consistório para a criação dos cardeais e da cerimônia de encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Mesmo sem a organização de uma caravana, estiveram no Vaticano alguns bispos auxiliares da arquidiocese de Brasília (DF), padres e leigos. “Há muitos brasileiros, em Roma, na Europa que estiveram aqui e eu senti o Brasil muito perto da gente”, disse o novo cardeal.

Oração

Dom Sergio ainda comentou sobre as intenções confiadas por todas as pessoas que acompanharam o consistório do Brasil. “Sei que no Brasil tem muita gente rezando pelos novos cardeais e por isso que a gente tem alegria, gratidão e esperança de conseguir, pela graça de Deus e pelo apoio a oração de tanta gente, cumprir essa missão tão exigente”, sinalizou.

Embaixador

Na tarde de sábado, o novo cardeal brasileiro e uma delegação com autoridades e religiosos do Brasil foram recebidos pelo embaixador brasileiro no Vaticano, Denis Fontes. “É um grande prazer como embaixador poder ter tantos brasileiros aqui em Roma para o Consistório. É um momento de prestigio e que dá novo vigor e animo para continuar e enfrentar os desafios de todo o dia”, relatou o diplomata. Para Denis, é sempre importante para o maior país católico do mundo um cardeal que dialoga com o papa.