9 de setembro de 2019

Palmas de Monte Alto celebra festa de sua padroeira

Por Pascom Palmas de Monte Alto

Foto: Pascom Monte Alto

Em 8 de setembro os montealtenses despertam ao som do sino, fogos de artifício e instrumentos musicais que do alto dá colina anuncia que o grande dia chegou. O dia da Padroeira Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens. Festa iniciada há mais de dois séculos na cidade. Neste domingo não foi diferente as comemorações iniciaram a madrugada e se estendeu até às 22:30. Este ano a programação foi a seguinte: 5h Alvorada, 9h Momento Mariano, às 17h Missa Solene, seguida de Procissão luminosa e finalizando com a belíssima apresentação da cantora Fernanda Silva da comunidade Canção Nova, a qual atraiu uma grande multidão à praça Coronel Juvêncio Moura.

Este ano, a grande novidade foi a Peregrinação das comunidades rurais e dos bairros da cidade à Igreja Matriz com o objetivo de conscientizar os paroquianos sobre o verdadeiro sentido de santuário.
A festa em si foi marcada pela presença de inúmeros fiéis e devotos de Nossa Senhora. Para bem acolher os fiéis foi montada uma bela estrutura na esplanada com um presbitério provisório para melhor comodidade dos celebrantes e espiritualidade da assembleia.

A Pascom perguntou ao padre José Maria uma qual avaliação ele faria da festa de um modo geral. Ele respondeu: “A festa de N. Sra. Mãe de Deus e dos Homens, Rainha do Sertão deste ano teve uma característica forte de peregrinação, caminhada de fé. Este movimento das peregrinações deu uma reforçada na vida de fé da comunidade e unidade paroquial.

Avalio como positivo todos os movimentos realizados nesta festa, superaram as expectativas, as equipes funcionaram bem com pessoas competentes na coordenação das equipes. A celebração Solene, a procissão luminosa e o Show da Fernanda Silva, fecharam com chave de ouro. Agradecemos a parceria com a Prefeitura Municipal, na pessoa do Sr. Prefeito Manoel Rubéns, o carisma, abertura e simpatia da Fernanda Silva, a Rádio Visão FM, a Pascom, os movimentos, Pastorais, as comunidades rurais e todo o povo Montealtense que se desdobraram para que esta festa acontecesse. Muito obrigado a todos”. Concluiu o pároco.