25 de janeiro de 2017

Padre fala da expectativa para a chegada do novo bispo de Caetité

Por Anderson Ferreira/PASCOM

A expectativa é grande para a ordenação episcopal e posse canônica do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité, que acontece neste domingo (29), na praça da Catedral de Senhora Sant’Ana. “Nosso povo está ansioso, mais de um ano sem bispo. Nas nossas paróquias, nós já percebemos o quanto o povo está esperando por este momento para acolher o novo bispo. As paróquias estão entrando em contato com a Diocese, pedindo mais informações quanto ao horário, sobre a celebração em si, e eu acredito que esse interesse já é uma maneira das paróquias participarem deste momento. Estamos acreditando na participação e na presença de todas as paróquias”, diz o pároco de Caetité, padre João de Sá Teles.

Desde outubro do ano passado, quando foi nomeado o novo bispo de Caetité, a Diocese vem trabalhando na preparação para a ordenação de monsenhor Carvalho. “Nós formamos uma comissão para ordenação e também algumas equipes, cada uma com funções diferentes. Então temos a equipe de liturgia, de infraestrutura, de acolhida, de recepção. E posso dizer que esta preparação para a chegada do novo bispo, até o momento, está correndo tudo bem, cada um com suas responsabilidades, de maneira que se Dom Carvalho chegasse hoje ou amanhã estaríamos prontos para recebê-lo”, diz o padre.

Monsenhor Carvalho chega a Caetité no fim da tarde deste sábado (28). No domingo, às 9h, ele será acolhido pela Diocese em um cortejo que sairá da Igreja de São Benedito, no Centro, até a Catedral de Senhora Sant’Ana.  É nesse momento que o bispo fará a sua primeira visita à Catedral. Além de um breve momento de oração, autoridades do município vão dar as boas-vindas ao novo bispo. “Essa visita à casa mãe da Diocese é comum nas ordenações e posses de bispo. É uma visita a sua Cátedra.  Junto a essa visita, diante sobretudo do Santíssimo Sacramento, o bispo terá o seu momento de adoração breve, agradecendo a Deus pelo chamado e se colocando a serviço da Diocese”, explica padre João.

A ordenação episcopal e posse canônica de monsenhor Carvalho está marcada para as 16h deste domingo. A expectativa, segundo a Diocese, é que cerca de 10 mil pessoas participem da celebração.