17 de fevereiro de 2020

Padre Anderson de Oliveira é empossado na Paróquia de Jacaraci

Por Paróquia de Jacaraci

Foto: Paróquia de Jacaraci

Aconteceu neste domingo (16), 6° Domingo do Tempo Comum, a Santa Missa de posse canônica do padre Anderson Santos de Oliveira na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas de Jacaraci, no Ginásio de Esportes Genésio Freire de Abreu.

O presidente da celebração, o bispo diocesano Dom Carvalho, deu início à Santa Missa justamente falando sobre o nome da referida paróquia, dizendo que ao consultar documentos da Arquidiocese de São Salvador, descobriu que o nome original da Paróquia tinha o acréscimo de “e Almas”. Sendo assim, a partir daquele dia, por decreto da curia diocesana, a paróquia deveria ser assim chamada.

A celebração contou com a presença de alguns padres e um grande número de fiéis, aproximadamente 1.200 pessoas, de várias cidades da diocese, sobretudo Ibiassucê, última paróquia por onde o Pe. Anderson desenvolveu seu trabalho pastoral, e de várias comunidades eclesiais de base da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas.

O padre Anderson Santos de Oliveira, antes de tomar posse definitivamente, fez o juramento de fidelidade e a renovação das promessas sacerdotais. Feito isso, o bispo diocesano o empossou, confiando a ele aquela porção do povo de Deus.

Durante a homilia, Dom Carvalho trouxe à reflexão o tema do livre-arbítrio e do pecado, dizendo que “o ser humano é livre, menos para pecar” conforme indica o livro do Eclesiástico no texto proclamado na primeira leitura do dia.

Já no final da celebração, o padre Anderson fez seu discurso ressaltando a importância de sermos uma Igreja em saída, prontos para acolhermos as mudanças e de sua profunda comunhão com as diretrizes da Igreja, tanto universal, quanto particular. Em tempo, dirigiu palavras ao povo de Ibiassucê, dizendo da gratidão por tê-lo acolhido, e que de agora em diante Jacaraci é sua nova casa. Ao povo de sua nova casa, disse do seu desejo de caminhar juntos nesta nova missão.

Por fim, aconteceram várias homenagens feitas pelas pastorais, grupos e movimentos, dando boas vindas ao seu novo pastor e demonstrando um forte desejo de caminharem juntos no trabalho pastoral, e na vivência fraterna da caridade.