12 de dezembro de 2017

O que é o Encontro de Casais com Cristo (ECC)?

Cláudio e Zilah/Casal Diocesano do ECC

ECC na Diocese de Caetité.

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias, que procura constituir o Reino de Deus, aqui agora, a partir das famílias, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo, tendo visão do que é “ser igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.

“A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conselho exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja” (Orientação Pastoral dobre o Matrimônio – CNBB Doc. nº12).

O ECC contribui decisivamente para essa Evangelização com o instrumento importantíssimo dentro dessa dinâmica de evangelização.

O ECC teve sua origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na vila Pompéia, em São Paulo (SP), por iniciativa do padre Alfonso Pastore. Nasceu da inquietude de um sacerdote que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.

“Levou a ideia do ECC ao Frei Lucas Moreira Neves, então Cardeal, Prefeito da Sagrada Congregação dos Bispos, o terceiro homem na hierarquia da Igreja e Assistente Estadual do MFC. Frei Lucas pediu-lhe que levasse tal ideia ao Frei Gorgulho, assessor bíblico de Dom Arns, na época, Arcebispo de São Paulo. A resposta de Frei Gorgulho chegou 20 dias depois: “Deus abençoe a proposta”.

E assim, no mês de abril de 1970, foi realizado o 1º Encontro de Casais com Cristo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, com a presença de 20 casais. De São Paulo, o ECC foi para o Rio de Janeiro, Belém (PA) expandindo-se para todo o país.

O ECC não é um movimento. Não visa prender a si os casais, nem os casais devem querer ficar presos ao ECC. O ECC apresenta-se como um serviço da Igreja às famílias das paróquias. Está presente também na Diocese de Caetité.

Texto baseado no Documento Nacional do ECC