21 de janeiro de 2021
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Missa de envio dos seminaristas do Propedêutico acontece em Brumado

Por Priscila dos Santos/PASCOM Brumado

Na tarde da última terça-feira, 19 de janeiro, às 17h, na igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão em Brumado-BA foi realizada a missa de envio dos seminaristas do período Propedêutico. Em virtude da pandemia causada pela COVID-19, os seminaristas da Diocese de Senhora Sant’Anna de Caetité-BA foram encaminhados para algumas cidades afim de continuarem seus estudos.

Em Brumado-BA, orientados pelo padre Sandro Alves Teixeira Lima, os seminaristas Anderson, natural de Rio de Contas-BA; Jarbas, de Condeúba-BA e Rodrigo, de Tremedal-BA, realizaram ao longo do ano de 2020, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), a etapa chamada Propedêutico, considerada inicial na formação sacerdotal.

Ao findar esse período, o bispo da Diocese de Caetité-BA, Dom José Roberto Silva Carvalho, presidiu a santa missa em que esses seminaristas foram enviados para outra etapa vocacional. A celebração contou também com a presença dos padres Cleonídio Alves da Silva, Sandro Alves Teixeira Lima e Monsenhor Alex Adriano Rocha Barbosa. Além deles, os seminaristas Dione, Élber e José Nilton e alguns padrinhos e madrinha da Obras das Vocações e Ministérios (OVM).

O bispo diocesano rendeu graças a Deus, na véspera da festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de Brumado-BA, pelo início da vacinação da COVID-19 no município e cidades vizinhas e em sua homilia recordou o ensinamento do Evangelho do dia, a importância do trabalho da OVM e como é a formação sacerdotal. Ao encerrar a reflexão, pediu a Deus, para que todos tenham um coração generoso, capaz de amar e servir e também louvou ao Pai do céu por todas as respostas que Deus dá às nossas orações.

Na sequência, a santa missa seguiu o roteiro litúrgico e, ao término, uma representante dos leigos, fez a leitura da mensagem de agradecimento pela passagem dos seminaristas do Propedêutico na terra brumadense. Logo após, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, padre Sandro, manifestou gratidão a todas as pessoas que colaboraram na caminhada dos seminaristas, bem como àqueles que auxiliaram na celebração do dia. E também o seminarista Rodrigo falou, em nome dos demais, acerca da contribuição da Paróquias de Brumado-BA no processo formativo.

Ao finalizar, Dom José Roberto convidou os seminaristas do Propedêutico, Anderson, Jarbas e Rodrigo e ainda convidou Élber, que está na etapa da Configuração, em Belo Horizonte, a se prostrarem para receber a benção do envio. Com alegria, toda a comunidade reunida, após a benção final, entoou o Hino do 4º Congresso Vocacional do Brasil.

Fotos: Zilmar Santana/PASCOM Brumado