No último domingo (29), jovens das 40 paróquias dos 34 municÃpios e de um distrito que compõem a Diocese de Caetité participaram, na cidade de Caetité, do Dia Nacional da Juventude – DNJ, celebrado este ano em nÃvel diocesano. Durante todo o domingo, os jovens estiveram reunidos na quadra do Sopro de Vida, mas o evento teve inÃcio na Praça da Catedral, de onde os jovens seguiram em uma caminhada animada e orante conduzida pela cantora Selma Miranda.
No Sopro de Vida, houve um momento de acolhida e animação conduzido pela Ministério Missão Peregrinos do Amor, seguido da celebração EucarÃstica presidida pelo bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, e concelebrada por vários padres, entre eles Padre Leandro Martins SM, referencial do Setor Juventude.
Logo após, os jovens participaram de uma reflexão sobre o tema do DNJ deste ano “Fraternidade e fome” e o lema “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17), conduzida pela Irmã Sirlei Alves, religiosa assessora do Setor Juventude. No perÃodo da tarde, após as apresentações culturais, aconteceu um show musical com a Banda Ecclesia, que animou e sacudiu toda a juventude. Os milhares de jovens viveram juntos um dia com o verdadeiro significado de unção e alegria. Que nossos jovens possam experimentar mais dessa graça.
Após a bênção final concedida pelo Padre Leandro, todos retornaram para suas paróquias cheios do EspÃrito Santo e certos de que nossa sociedade precisa dessa força, dessa energia e, principalmente, dessa união e carisma jovem.
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas, e tornou-se uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada nas dioceses de todo o paÃs. A cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre um tema relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão continuidade à s reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade.