2 de junho de 2023
BRUMADO – SENHOR BOM JESUS

Mês Mariano é encerrado com júbilo na Paróquia Bom Jesus em Brumado

Por Pascom Brumado

Na última quarta feira (31), na Paróquia Bom Jesus, em Brumado, aconteceu o encerramento do mês Mariano com a celebração da Santa Missa e coroação de Nossa Senhora, com muitos fiéis e devotos de Maria.

Foto: Pascom Brumado

O mês de maio é dedicado à devoção a Maria, mãe de Jesus e durante os 31 dias, comunidades, pastorais, grupos e movimentos da Igreja Matriz da Paróquia celebraram, todas as noites, com louvor e devoção à Virgem Maria. E esse ano, foram retomadas as visitas da imagem de Nossa Senhora nos lares, ao final de cada celebração. Foram dias de orações, cânticos e devoção àquela que, além de ser Mãe de Jesus Cristo, também é nossa Mãe.

No dia 31, às 18h30, iniciou-se a tradicional procissão com muitos fiéis, crianças vestidas de anjos, homens representando os apóstolos de Jesus e o andor com a imagem de Nossa Senhora, revestida de luzes, encantando a todos. A procissão saiu da antiga Biblioteca e seguiu pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz do Bom Jesus. Às 19h30, o Pe. Cleonidio Alves da Silva iniciou a celebração da Santa Missa, com a assembleia repleta de devotos de Maria, que, com júbilo, louvor e alegria rezaram e entoaram cantos marianos.

Em sua homilia, o padre Cléo, refletiu sobre o evangelho de Lucas (1,39-56), um dos evangelistas que retrata a visitação de Maria à sua prima Isabel de forma mais íntegra e detalhada. Ressaltou: “Hoje, depois de 30 dias de oração mariana, é o mês que damos uma atenção especial a mãe de Jesus, ela faz parte de nossa vida de fé, pois afinal foi ela a escolhida, a mãe do Verbo Encarnado, a ela o evangelho tem uma atenção toda especial. […] E celebramos hoje a visitação de Maria à sua parenta Isabel. Este espírito de serviço, que foi vivenciado pelo seu filho, aquele que ela gerou, carregou em seu ventre, viveu a vida toda servindo. […] Maria começou seu discipulado assim que recebeu a notícia da concepção do menino em seu ventre, a discípula fiel por excelência. E hoje, na visitação de Maria a Isabel, na celebração de hoje está focado e dá para acompanhar a importância do servir. Essas duas mulheres, a princípio, tiveram um destaque pelo “sim” corajoso delas, para assim receber a graça do próprio Deus. Foram mulheres que acreditaram, aquilo que parecia impossível, tornou-se possível para Deus e se concretizou em Maria e Isabel. […] Maria mostrou nesse evangelho o serviço quando se colocou a disposição, “Faça segundo a Tua vontade”, a vontade de Deus. O acreditar é isso, é depositar toda confiança em Deus e nós fazemos isso, confiamos que para Deus tudo é possível”.

E continuou dizendo sobre a segunda parte do evangelho, a sensibilidade de Maria, sua disposição em viajar mais de 100 km, numa região montanhosa da Judeia e Lucas narra essa caminhada até a casa de Isabel, com o objetivo de servir. E quando Maria chega Isabel a recebe com alegria, chamando Maria “a mãe do meu Senhor”, ela reconhece que o Senhor está ali em seu ventre, acolhendo-a. É o encontro de duas grandes mulheres e dois grandes homens, o Precursor e o Salvador, e aí está todo o propósito de Deus, culminando na promessa que está sendo concretizada, com essas mulheres simples.

E finalizando disse sobre a caminhada dos discípulos e discípulas de Jesus, lembrou do canto Magnificat, da importância de Maria para a Igreja e para nós e que a oração da Ave Maria é bíblica e precisamos rezá-la sempre.

Em seguida, a celebração seguiu seus ritos de costume, e, antes da bênção final, houve o momento da coroação de Nossa Senhora com cânticos a Maria, nos fazendo recordar que Nossa Senhora é a Rainha do céu e da Terra. Após a bênção final o padre Cleonidio Alves agradeceu a todos os presentes pela realização das celebrações durante o mês em louvor a Nossa Senhora na paróquia Bom Jesus de Brumado.