3 de setembro de 2021

Memórias de Igaporã: Construção da Matriz

por Neto Fagundes e Luiza Boa Sorte- PASCOM Igaporã

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Livramento no município de Igaporã, se trata de uma capela construída em substituição a outra que era de menor tamanho. Nesta mesma contextualização, sua construção se deu através de uma doação de um terreno à santa em 1840 pelo capitão Felipe Joaquim de Azevedo Cotrim e sua esposa Dona Maria Clara de São José, cujos, os mesmos contribuíram para construção de sua edificação, destacando ainda à ajuda dos fazendeiros, Bernardo de Brito e Vicente Pinheiro.
A nova capela foi concluída em 1871, o que se destaca da construção é o seu estilo, o exterior adota características neoclássicas e o interior original ainda possuía forte influência barroca, visto que o primeiro altar de Nossa Senhora do Livramento era de madeira e dados os registros, muito rico em detalhes. A nossa Igreja Matriz possui 13 metros de frente e 22 de fundo. O que se nota na fachada de nossa matriz é a semelhança com a Igreja de Caldeiras e também com a Igreja de São Benedito, em Caetité. O interior da Matriz já sofreu muitas intervenções, porém, uma coisa é fato, nada sobrou do original.
As colunas da matriz eram quadradas, com paredes brancas, por dentro e por fora, o assoalho originalmente, era de madeira, mas em 80 foi trocado por pisos. Nos primeiros anos, a Igreja de Nossa Senhora do Livramento não tinha assentos para a assembleia, aqueles com mais condições levavam os seus de casa, depois foram adquiridos outros, e em 1995 foram trocados pelos atuais. A igreja eles possuía altares laterais, mas se perderam, eram em madeira sendo substituídos na década de 80. Na reforma de 95, o padre Daniel, derrubou a arcada principal da matriz, ficando da forma a qual se vê hoje.
É fato que o tempo passa e as coisas mudam, mas tem certas coisas que talvez não precisassem ser mudadas e sim zeladas, o que não foi feito lá atrás cabe a nós agora, manter e zelar da Nossa Igreja Matriz, para os próximos 150 anos.