6 de setembro de 2021

Memórias de Igaporã: As festas que marcam a Matriz.

Neto Fagundes- PASCOM Igaporã

A igreja Matriz de Nossa Senhora do livramento, é o ponto de referência em toda Igaporã quando se trata de festas religiosas, estas, marcaram gerações e muitas estão presentes em nossa agenda anual até hoje, claro, algumas deixaram a Matriz para serem celebradas em capelas próprias, mas ainda fazendo parte de um só espírito de Fé e devoção.
A fé do povo de nossa cidade, remonta desde os antepassados fundadores, pessoas que passaram por aqui e deixaram o seu legado, um deles é a própria matriz que celebramos hoje, essa igreja, palco de inúmeras celebrações e festividades, neste interior foram celebrados incontáveis sacramentos e neste local sagrado toda a paróquia é convidada a expressar a sua fé, o seu amor a Jesus Cristo e àqueles que nos apontam para Ele.
Neste sentimento, temos Santos patronos da matriz, a quais celebramos todos os anos com muita alegria. Já no começo do ano, a amada e esperada festa de São Sebastião, que carinhosamente consideramos o nosso Co Padroeiro, apesar desse titulo não ser oficial, no coração de cada um Ele o tem, em nossa comunidade a Devoção a São Sebastião é muito antiga, aproximadamente no início do século XX, a Igreja Matriz já possuía uma imagem do Glorio Mártir. Segundo relatos populares, a devoção a São Sebastião em Igaporã foi disseminada em gratidão as colheitas, visto que ele é o santo protetor contra a fome. Num raciocínio rápido, num tempo em que a tecnologia não era tão desenvolvida, ainda mais em nosso Bonito, ter uma boa colheita, significava um ano de fartura.
A festa de São Sebastião é a única em nossa paróquia que mantém a tradição de “Uma família festeira”, visto que a do Imaculado Coração de Maria são as pastorais e a da Padroeira desde 2019, são casais festeiros.
Passado o mês de janeiro, a matriz se prepara para as celebrações quaresmais, com o passar dos anos, principalmente ao final dos anos 2000, algumas tradições dessa época acabaram sendo deixadas de lado na comunidade, principalmente pela vacância de paróquia, que era muito pouco atendida, assim, com o trabalho evangelizador do nosso antigo pároco, Padre Paulo Henrique, foi criado um calendário celebrativo. Logo mais, a Caminhada da Fé e da Fraternidade é sem dúvidas um dos grandes eventos da paróquia atualmente, ela como é popularmente conhecida acontece todos os anos, claro, antes da pandemia, ao quinto domingo quaresmal, com saída aqui da Igreja Matriz para a comunidade mais antiga da paróquia, a Ponta da serra. Depois, passados os 40 dias quaresmais, a Semana Santa é marcada por celebrações diárias, todas na Matriz, o clímax acontece no tríduo pascal, onde a comunidade se reúne para celebrar a Instituição da Eucaristia, Paixão e Morte do Senhor na tarde da sexta-feira santa. Na noite geralmente a encenação da Paixão de Cristo e procissão do Senhor morto, o sábado de aleluia na vigília pascal, a expectativa pelo anúncio da ressurreição de Jesus, em Igaporã assim como em muitos lugares do mundo a celebração acontece com a Igreja em penumbra, com o altar coberto na hora do glória a cortina preta desce mostrando o Ressuscitado, um momento sem dúvida arrepiante.
Passadas essas celebrações, a Paróquia se prepara para celebrar o mês mariano, uma celebração tão antiga quanto a igreja Matriz, visto que naquela época se tinha o costume de celebrar Maria no mês de maio aqui em Igaporã o seu Imaculado Coração, mas as paróquias vizinhas também celebravam, como a nossa Matriz no século XX em Caldeiras, Nossa Senhora do Rosário, Imaculado Coração de Maria de tanque Novo e aqui mais perto de nós, Riacho de Santana celebrando Nossa Senhora da Glória. Os festejos ficavam sob a responsabilidade uma família, passados os anos muitas mudanças aconteceram, como até a perda da tradição de se celebrar todos os 31 dias do mês de maio. Sem a pandemia, estamos acostumados a celebrar 21 dias nas casas, rezando o terço diariamente nas casas das famílias da sede e da zona rural e no final do mês novenário em Louvor ao Imaculado Coração de Maria, este acontece na Igreja Matriz.
Depois há ainda outras celebrações importantes, como o dia de Corpus Christi, celebrações do Natal. A primeira festa em Louvor a Nossa Senhora Aparecida foi celebrada em nossa Matriz, hoje, ela acontece todos os anos em sua capela lá no alto da Varginha, o mesmo vale para o Sagrado Coração de Jesus, que hoje também é padroeiro de uma comunidade, a do Alto do Cruzeiro. Todas essas celebrações, assim como nossa igreja, têm suas histórias e suas memórias e com certeza alguma delas marcou bastante a vida de alguém, pois são mais que meras festividades, são oportunidades para pedir, refletir, louvar a Deus pela obra de vida destes Santos e Santas, mas muitas vezes agradecer ao Senhor por uma graça alcançada, pela intercessão de São Sebastião, Coração de Maria, eles quem nos ouvem e levam os nossos pedidos para o Pai.