2 de junho de 2018
MATINA – N. SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO

Matina encerra festejos a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade

Por Marly Batista/PASCOM Matina

Foto: Marivaldo/PASCOM Matina

Nos últimos dias a população matinense viveu momentos de fé e oração na festa da padroeira da cidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foram nove dias de caminhada com celebrações às 6h nos bairros da cidade e novena às 19h30 que culminaram com a grande festa dia 30 de maio.

O novenário iniciou dia 21 de maio com alvorada, Santa Missa e novena com o tema “Banhados em Cristo”, refletido na primeira noite pelo padre Paulo Henrique Neves de Souza (Igaporã), referindo – nos ao batismo, porta de entrada para a vida cristã.

A segunda noite contou com a presença do pároco de Urandi, padre Alessandro dos Santos Alves, abordando o tema “Perfumados em Cristo”, ungidos pelo sacramento da crisma para comprometermos profundamente à missão de evangelizar.

No terceiro encontro, padre Sátiro Bezerra, pároco de Matina, convidou os fiéis a refletirem sobre o tema: “Nutridos em Cristo”, fazendo referência ao sacramento da Eucaristia, alimento para a nossa alma.  Padre Osvaldino Alves Barbosa (Macaúbas), com sua alegria contagiante, celebrou conosco o quarto dia do novenário com o tema “Iniciados em Cristo: sal e luz na igreja e no mundo.”

Na quinta noite do novenário recebemos em nosso meio padre Eutrópio Aécio de Carvalho Souza (Guanambi) para abordar a temática “Iniciados em Cristo para cuidar da casa comum”.
Tivemos ainda a presença do seminarista Bruno Araújo Porto, que falou sobre sermos iniciados em Cristo para construirmos a cultura da paz, na sexta noite.

No domingo, sétimo encontro do novenário, além da Celebração Eucarística, padre Sátiro pediu aos fiéis para serem famílias de fé e de amor.  No oitavo dia do novenário, padre Sátiro refletiu a temática “Iniciados em Cristo para a santidade da vida”. O último dia contou com a presença do pároco da paróquia de Boquira, padre Hélio Guimarães Cândido, com o tema “Iniciados em Cristo para sermos fiéis como Maria.”

No dia da grande festa, os fiéis lotaram a praça para receber o Bispo Dom Carvalho, seminaristas, padre Sátiro e todas as pastorais, em um ato de fé e agradecimento a Deus e a Maria. Dom Carvalho deixou uma mensagem a nós. “Banhados, perfumados e nutridos em Cristo para sermos igrejas vivas que acolhe, que evangeliza e que acima de tudo seja humana”, disse o bispo.  As ruas da cidade foram tomadas por uma multidão em procissão acompanhando a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. As crianças da catequese e as grávidas fizeram bonito ao coroar a nossa Mãe.

A paróquia de Matina estende os sentimentos ao padre Antônio dos Santos Meira (Piripá) e ao padre Edson Rocha (Malhada de Pedras), que não puderam dividir conosco essa alegria por conta do caos enfrentado em nosso país nos últimos dias, ao mesmo tempo convidamos para que em outra oportunidade venha nos visitar.

Obrigada a todos que empenharam para a realização dessa bonita festa: Pastorais, Comunidades rurais, Entidades, Grupo de cantos e toda a comunidade matinense.  Vamos refletir sobre tudo que ouvimos esses dias e colocá-lo em prática, uma vez que o nosso país carece de seres mais humanos, de uma igreja viva.