24 de julho de 2018

Manhã de formação, em Caraíbas, aborda Ano Nacional do Laicato

Por Vivaildo Carvalho/PASCOM Caraíbas

Foto: PASCOM/Caraíbas

“Vós sois o Sal da Terra e a Luz do Mundo”. Com o tema do Ano Nacional do Laicato, a Paróquia Santo Antônio, de Caraíbas, realizou, no domingo (22), na Comunidade Lourenço, uma manhã formativa sobre o Ano do Laicato. Mais de 50 leigos, entre eles catequistas, MECEs, coordenadores de comunidades e pastorais, estiveram presente no encontro.

A formação foi assessorada por Marcos Antonio da paróquia de Jacaraci e coordenador diocesano do Conselho  de Leigos. O encontro teve início com a oração conduzida por alguns leigos da Comunidade Nossa Senhora Aparecida ( Jiboia II). Marcos começou a assessoria trabalhando o documento 105 da CNBB, destacando a importância do leigo para a igreja e para sociedade. Durante a explanação, muitos leigos também partilharam a importância do testemunhar a fé, sendo sal na terra e luz no mundo, como leigos engajados tanto na igreja como na sociedade em geral.

Após o estudo, teve um momento de formação sobre como preparar bem a liturgia. Foi falado, entre outros assuntos, da importância da equipe litúrgica preparar antecipadamente as celebrações e participarem dos encontros de formação. Os leigos presentes no encontro disseram ter sido uma manhã muita rica em formação e informação e ficaram maravilhados em saber da importância que eles têm no âmbito religioso e social.