20 de setembro de 2021
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Malhada de Pedras: Paróquia celebra missa pela profissão religiosa de Ir. Vanessa Ribeiro

Por Pascom Malhada de Pedras

A Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras celebrou, neste domingo (19), a Santa Missa em ação de graças pela primeira profissão religiosa da Ir. Maria Vanessa Ribeiro dos Santos, 22, da Congregação Servas de Maria Reparadoras. A celebração foi presidida pelo pároco, padre Afonso de Lima, e contou com a participação de familiares da religiosa, de padrinhos, madrinhas e colaboradores da OVM (Obra das Vocações e Ministérios) e de toda a comunidade paroquial.

Foto: Pascom Malhada de Pedras

Ir. Vanessa, que é filha desta paróquia, contou à comunidade como surgiu sua vocação. “Minha vocação foi despertada em uma Novena de Natal, quando eu tinha apenas 9 anos e vi pela primeira vez as Irmãs Beneditinas. A curiosidade, que é comum a toda criança, e a alegria em ver pessoas ajudando o próximo me fez pensar por que não ser religiosa”. A confirmação para a vida religiosa, no entanto, veio em 2013, quando participou de um encontro vocacional paroquial a convite das Beneditinas. Ir. Vanessa ingressou no convento em 16 de abril de 2016.

Vanessa é a segunda filha do casal Marta e Valdeci, uma família simples, católica, porém, não muito praticante. Mesmo assim, a menina, desde criança, não deixava de ir à igreja, incentivada pelas vizinhas e pelas catequistas. Sempre buscava o valor da fé e o amor pelo próximo.

Ir. Vanessa e seus pai, Marta e Valdeci. Foto: Pascom Malhada de Pedras

Votos simples

A celebração da primeira profissão religiosa aconteceu no Santuário Beata Vergine Addolorata, em Rovigo, na Itália, onde a nova religiosa viveu os últimos dois anos para a experiência do noviciado e já se preparando para a consagração. Outras três jovens de outros países também fizeram os votos simples. “Foi um momento de grande alegria para mim e para todos os presentes e aqueles que acompanharam. Encerro um ciclo e começo uma grande missão”, conta a religiosa.

A celebração da primeira profissão religiosa aconteceu na Itália em 04 de setembro. Foto: Servas de Maria Reparadoras

A consagração religiosa foi transmitida pelo canal do youtube da congregação. Em Malhada de Pedras, familiares e colaboradores da OVM se reuniram para acompanhar a transmissão. Em viagem pela Itália, padre Waldech Gondim, membro do clero diocesano, participou da celebração.

De volta ao Brasil, Ir. Vanessa agora está de férias com a família e, a partir do dia 22 de outubro, vai continuar a missão no Rio de Janeiro. “Agradeço a Deus pelo dom da vocação e a cada um que se faz presente no meu caminho. Sou muito feliz em ser uma Irmã Serva de Maria Reparadora”, afirmou.

Desde que entrou para o convento, Ir. Vanessa passou pelas paróquias de Guanambi, Caculé, onde atuam as Servas de Maria Reparadoras na diocese, e também morou por um tempo em Sata Catarina.