13 de dezembro de 2021
MACAÚBAS – N. SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃ

Macaúbas celebra sua padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Por Pascom Macaúbas

Neste ano de 2021, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Macaúbas, celebrou mais uma vez a festa da sua Padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, tendo como tema central do novenário: ”COM MARIA, SOMOS COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS.”

Foto: Pascom Macaúbas

No dia 28 de novembro, a nossa Paróquia entrou em clima de festa com o levantamento do mastro. Iniciou-se, no dia 29 de novembro, a novena com a alvorada festiva, às 5h00, com a participação da Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, repicar de sinos e queima de fogos.
Foram nove dias de muita oração, com a celebração da Santa Missa às 5h30min, cada dia em uma Capela nas comunidades da sede. Ao longo das nove noites do novenário, havia uma temática relacionada ao tema central, tendo a presença de vários Padres convidados de outras Paróquias, como: Pe. Hélio, Pe. Marcos Bento, Pe. Marcus Vinícius, Pe. Antônio Meira, Pe. Bruno, Pe. Lázaro, além do nosso Pároco Pe. Osvaldino, Monsenhor Osvaldo e o Seminarista Dione que partilharam conosco suas experiências de fé.

Durante os nove dias, após as celebrações, as pessoas se dirigiam à lateral da Igreja, onde foi preparada a Vila de Nossa Senhora, para realização de leilões, barraquinhas com doces e salgados e músicas ao vivo com os filhos da terra.
08 de dezembro, dia em que homenageamos a nossa Augusta Padroeira, a Imaculada Conceição. Às 5h00, alvorada festiva pelas ruas da cidade com a participação da Filarmônica Nossa Senhora da Imaculada Conceição, repicar de sinos e queima de fogos. Às 7h00, entoamos o Ofício de Nossa Senhora., na Igreja Matriz. Às 7h30min., Santa Missa, presidida pelo Pároco Pe. Osvaldino. Às 9h00, leilão de bezerros. Ao meio dia, repicar de sinos com foguetes. Às16h00, Santa Missa Solene, na Matriz, presidida pelo Excelentíssimo Reverendíssimo Dom José Roberto Silva Carvalho, nosso Bispo Diocesano, concelebrada por Pe. Osvaldino, Monsenhor Osvaldo e Pe. Sátiro. Após a homilia, o Seminarista Dione Magalhães da Cruz fez sua profissão de fé e o juramento de fidelidade.

Finalizando a Santa Missa, coroação da imagem de Nossa Senhora e apresentação dos festeiros para o ano de 2022, encerrando assim, com chave de ouro as festividades em honra à Imaculada Conceição.

No decorrer de todo o novenário, houve grande participação dos fiéis no interior da Igreja e por um telão na parte externa, ficando também grande número de pessoas acompanhando de suas casas através da transmissão feita pela PASCOM no canal da Paróquia pelo youtube e Rádio Tropicália FM 104,9. Uma verdadeira multidão vivenciou esse tempo forte de oração, missão, louvor, fé e de agradecimento à Virgem Imaculada, a quem entregamos as nossas alegrias e tristezas, as nossas ações de graças e as nossas súplicas, o que temos e o que vivemos.