15 de maio de 2020
Notícias

Luto: Nota do Regional NE 3 pelo falecimento de Dom Dom Czeslaw Stanula, bispo emérito de Itabuna (BA)

“Vou preparar-vos um lugar. E depois que eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14, 2-3).

Nós bispos do Regional Nordeste III da CNBB (Bahia e Sergipe) lamentamos profundamente o falecimento do nosso irmão no episcopado Dom Ceslau Stanula. Unimo-nos na fé e esperança aos Missionários Redentoristas, aos demais bispos, a Dom Carlos Alberto e à Diocese de Itabuna, aos familiares e amigos, a todos que lamentam a perda desse nosso irmão, expressamos nossos sentimentos, solidariedade e orações.

Ainda não conseguimos acreditar que nosso irmão partiu deixando em todos nós um grande vazio. É triste constatar que não o teremos mais em nosso meio. Como bispo, pai e pastor, era um missionário e homem da “Alegria do Evangelho”. Entre nós foi sempre uma presença amiga, fraterna, serena e repleta de sabedoria. Um querido irmão e companheiro na missão. Um homem com coração de menino, tão atencioso e feliz com a vida. Seu sorriso nos faltará. Não leremos mais suas mensagens
diárias postadas em nosso grupo de bispos e nas redes sociais; não o teremos mais nas romarias do Senhor Bom Jesus da Lapa, que tanta amava participar como romeiro do Bom Jesus.

“Não se perturbe o vosso coração!” (Jo 14, 1). A promessa da imortalidade nos consola. Nosso irmão fez sua romaria e páscoa definitivas. Que a fé na feliz ressurreição perpasse a tristeza de todos que sofrem pela sua ausência.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14, 1-2). Que o Bom Jesus o acolha em seu Reino, na morada definitiva que lhe fora preparada desde toda a eternidade e que receba o prêmio reservado ao servo bom e fiel. Que o Senhor lhe dê o descanso eterno e a luz perpétua o ilumine. Que nossas
orações o acompanhem ao trono do Altíssimo e ele seja também nosso novo intercessor no Céu!

Obrigado Dom Ceslau, pela imagem de Bom Pastor expressada em nossa Igreja. Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o acompanhe em sua romaria!

Salvador, 15 de maio de 2020.

Dom João Santos Cardoso
Bispo de Bom Jesus da Lapa – BA