18 de novembro de 2018

Louvor da Maturidade: 30 anos da Casa de Formação Nossa Sra. de Guadalupe

Por Ronielson Souza Silva/Seminarista

30 anos da Casa de Formação Nossa Sra. de Guadalupe

Aos 30 anos de existência em terras mineiras, a Comunidade de Formação Nossa Sra. de Guadalupe da Diocese Sra. Sant’Ana de Caetité, celebrou jubilosa a sua história. E experimenta sua identidade na fé e Missão como “celeiro de vocações baianas”. A Missa em ação de graças, presidida pelo nosso Bispo Diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, foi celebrada no dia 15 de novembro na igreja Imaculada – Comunidade da Paróquia S. Francisco Xavier, Arquidiocese de Belo Horizonte – MG.

O Conselho Diocesano de Ordens Sacras, o bispo com os reitores do Seminário Propedêutico e da Casa de Formação e demais presbíteros responsáveis por acompanhar o processo formativo, esteve presente. Participaram da Missa outros padres diocesanos, alguns religiosos e arquidiocesanos. Além dos seminaristas e das religiosas, os leigos participaram expressivamente. Como Igreja povo de Deus, a memória iluminada na fé foi acompanhada por fortes chuvas à luz de velas, cantando em coro à capela. Essa dinâmica da luz na unidade perpassou a celebração. De sua projeção, pensando-a num planejamento organizado e participativo, ao seu coroamento, a gratidão afetuosa regeu nosso alegre servir. A retrospectiva histórica, o tríduo preparatório em louvor à Guadalupe, as muitas mensagens recebidas, a companhia espiritual e o apoio material da OVM, amigos e colaboradores em comunhão com nossa diocese e sintonia com a Igreja de Belo Horizonte ressaltam a movimentação de nossa história nos memoráveis raios de luzes do nosso caminhar.

Então, os tempos da memória são, na convivência comunitária, espaços da história. Se “recordar é viver”, os ritos cotidianos celebram a identidade na dinâmica litúrgica da vida. Por meio dela, a fé motiva a caminhada da esperança para a caridade.