Olá! Hoje é 15 de Outubro de 2024
SANTO DO DIA: Santa Teresa de Jesus (ou Teresa de Ávila), religiosa carmelita descalça e Doutora da Igreja

7 de outubro de 2024
DIOCESE

Logomarca da XI Assembleia Diocesana traduz missão nas terras sagradas do sertão

Por Pascom Diocesana

A logomarca da XI Assembleia Diocesana de Pastoral é uma criação da jovem Uinne Aparecida de Abreu Oliveira Lima, da cidade de Cordeiros. Formada em Publicidade e Propaganda desde 2016, ela tem experiência na área de produção gráfica: atuou em agência de comunicação e no setor público.

Na Paróquia Senhor da Boa Vida de Cordeiros, Uinne atua na Pastoral da Comunicação (Pascom), no GT de Produção. “Também faço parte do Conselho Pastoral Paroquial (CPP) e sou coordenadora da comunidade rural Santo Antônio, em Água Branca”, conta.

Uinne Aparecida…, de Cordeiros, é a criadora da logomarca. Foto: Arquivo pessoal.

A arte criada pela jovem para ser a identidade visual da XI Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontece em novembro deste ano, foi a vencedora do concurso de logomarca realizado pela comissão organizadora do evento no primeiro semestre deste ano. A seleção contou com a participação de 17 pessoas de 14 paróquias da Diocese de Caetité e uma da Diocese de Livramento de Nossa Senhora.

Ao falar da logomarca, Uinne conta que decidiu participar do concurso por incentivo do coordenador da Pascom da Paróquia. “Pedi inspiração ao Espírito Santo, busquei referências, entendi o que era a Assembleia, o tema e, após isso, iniciei o processo”, completa.

“Sou muito minimalista, então, queria algo simples, mas que trouxesse elementos do sertão e da caminhada de nossa Diocese como Peregrinos de Esperança”, explica a publicitária.

Com a logomarca finalizada, Uinne contou com a ajuda do padre Hélio Guimarães, pároco de Cordeiros, para descrever os elementos que compõem a arte.

O que a logomarca representa?

De maneira geral, a identidade visual da XI Assembleia Diocesana de Pastoral representa a missão e a caminhada de todo o povo de Deus nas Terras Sagradas do Sertão. O círculo amarelo lembra o sol e, junto ao mandacaru, faz referência ao sertão.

O desenho também apresenta o caminho e os discípulos de Emaús junto a Jesus, em referência ao tema e ao lema da XI Assembleia Diocesana. Embora os discípulos estejam de costas, os pés deles estão a caminho, mostrando uma Igreja missionária, em saída.

A imagem ainda apresenta Jesus, que vai ao encontro dos discípulos, assim como Ele vai ao encontro de todo o povo e caminha com eles.

A cruz, que não se fecha, representa a salvação que se abre ao mundo, sem distinções. O círculo branco ao centro é uma referência à Eucaristia, fonte de comunhão da Igreja.

Por último, e não menos importante, o Mapa da Diocese de Caetité mostra a missão da Comunidade Diocesana em comunhão permanente. O Mapa é dividido pelas cores dos Vicariatos: Rainha do Sertão (amarelo), Rainha dos Patriarcas (marron), Rainha dos Martires (vermelho), Rainha da Paz (branco), Rainha dos Profetas (azul), Rainha dos Apóstolos (verde).

Gostou da logomarca? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais.