10 de maio de 2023
DIOCESE

Guanambi ganha nova Paróquia; a 39ª da Diocese de Caetité

Por Pascom Diocesana

13 de maio de 2023. Essa foi a data escolhida para a instalação canônica da nova Paróquia de Guanambi, a terceira da cidade e a 39ª da Diocese de Caetité. A cerimônia de criação da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Paraíso, está marcada para as 19h deste sábado, com a presença do bispo diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho. Na ocasião, Dom Carvalho dará posse ao primeiro pároco, o Pe. Edson Rocha Passos.

A Igreja de Santa Rita começou a ser construída em 2001. Antes, as celebrações aconteciam na Capela do Cemitério. Foto: Comunidade Santa Rita

“Para mim, será uma nova experiência estar à frente de uma Paróquia numa cidade com estilo de cidade grande. Estou muito aberto, tranquilo e esperançoso, confiando na providência de Deus e na inspiração do Espírito Santo a me conduzir nesta missão, para que eu possa ser um instrumento de Deus na vida dessa Paróquia”, disse Pe. Edson.

A Paróquia Santa Rita de Cássia será formada por 15 comunidades, sendo três na área urbana (espalhadas pelos bairros Paraíso, Bela Vista, Bom Jesus, Deus Dará, Leonina de Sá, Barros Reis, Brindes, Manoel Cotrim, Ipanema, e Sandoval Moraes) e 12 na zona rural (abrangendo o Distrito de Morrinhos e as comunidades vizinhas).

Com 35 anos de caminhada, a Comunidade Santa Rita pertence à Paróquia Santo Antônio, a primeira a ser criada em Guanambi, no ano de 1870. Em 2017, a cidade ganhou a segunda Paróquia, a São Geraldo Majella, instalada no bairro Brasília.

Ainda este ano, Guanambi deve receber a quarta Paróquia. A Área Pastoral São Francisco, instalada no bairro de mesmo nome, será elevada à categoria de Paróquia no mês de setembro.

Festa de Santa Rita de Cássia

A instalação canônica da nova Paróquia vai dá início a festa em louvor à Santa Rita de Cássia, celebrada todos os anos pelos moradores do bairro Paraíso, em Guanambi. “Paróquia, um novo tempo” será o tema dos festejos deste ano. O objetivo é refletir sobre a vida comunitária.

Foto: Comunidade Santa Rita de Cássia

A programação dos festejos conta com shows de forró e barraquinhas de comidas típicas, após as celebrações de cada noite do Novenário.

A grande festa em louvor à Santa Rita de Cássia será no dia 22 de maio, dia dedicado, pela Igreja, à Santa conhecida como a protetora das causas impossíveis.