28 de setembro de 2020

Formação virtual: Encontro da Pascom é realizado pelo Regional NE3

Por Pascom Diocesana

“Pascom: Tecendo histórias para um novo tempo” foi o tema do Encontro do Regional Nordeste 3 realizado neste fim de semana para agentes da Pascom das dioceses e arquidioceses da Bahia e de Sergipe. Por causa da Pandemia, a formação foi virtual, pelo youtube e pelo facebook do Regional.

Foto: Pascom Diocesana

Durante o encontro, os Pasconeiros tiveram a oportunidade de participar de três momentos muitos importantes para a caminhada pastoral. O primeiro foi na sexta-feira com o Pe. Andrey Nicioli, coordenador do GT de Espiritualidade da Pascom Brasil, que falou sobre a espiritualidade do agente da Pascom. O padre destacou que a espiritualidade é fundamento de toda a vida cristã e que é inadmissível que o comunicador católico não cultive a vida espiritual. Ele também disse que o pasconeiro, antes de tudo, deve estar aberto a escutar a Deus e os irmãos para melhor comunicar.

No sábado, o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, apresentou, de forma reflexiva e pontual, o tema do encontro – “Pascom: tecendo histórias para um novo tempo”. Tullius disse que, enquanto comunicadores, para tecer as nossas histórias precisamos antes de ter consciência de quem somos.  “Não tecemos histórias apenas operando máquinas, mas reconhecendo a vida do outro, porque, antes da comunicação técnica, a comunicação humana é a mais importante”, afirmou Tullius. Ele também destacou que nosso essencial é Jesus e a partir dele precisamos reinventar a prática pastoral da comunicação da Palavra de Deus nas nossas comunidades.

Foto: Pascom Diocesana

Ainda no sábado, os pasconeiros participaram de uma oficina sobre produção de cards para as redes sociais, assessorada pelo designer Alessandro Servilho. No domingo, o encontro foi restrito aos coordenadores da Pascom das dioceses e arquidioceses do Regional.