14 de julho de 2023
Notícias

Formação para Crismandos da 2ª etapa aconteceu na Paroquia de Bom Jesus – Brumado

Osmarlene Moura/Pascom Brumado

No último domingo, 09 de julho, aconteceu na Paróquia Bom Jesus em Brumado, a formação com os crismandos da segunda etapa, ministrada pelo seminarista Élber.
O encontrou contou com mais de 60 jovens das diversas comunidades da zona urbana e teve a animação do grupo de louvor Obra Nova, animando e incentivando os crismandos na caminhada da igreja.

O encontro se iniciou com a participação dos jovens na Santa Missa, às 8h, na Igreja Matriz, depois participaram do café partilhado, no local do encontro.
Logo após, Júnior, do grupo Obra Nova acolheu os jovens com entusiamo e alegria, proporcionando uma dinâmica de participação dos mesmos no momento de animação e louvor.

Com o tema do 3º ano vocacional, Vocação: Graça e Missão, “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc. 24, 32-33), o seminarista Élber iniciou o encontro com a oração do 3º ano vocacional, depois deu continuidade ao encontro de forma dinâmica, impulsionando os jovens na missão da igreja, reafirmando o chamado de Deus para a missão.

Com o texto bíblico de Lucas (24,13-19), iniciou a reflexão sobre o discipulado missionário do chamado de Jesus no caminho de Emaús para permanecer os que Ele mesmo quis e depois enviá-los.
O documento do ano vocacional “recorda que a origem, o centro e a meta de toda vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo. Aquele que chama, também envia. A iniciativa é do próprio Deus… À luz do Mistério de Cristo, cada pessoa compreende sua identidade e missão. É também à luz de Cristo que a Igreja encontra sua vocação e missão” (n.2).
Com isso, chamou os jovens na participação do serviço à igreja, que a vocação é graça, é o chamado de Deus à missão e que não basta ouvir dizer dos outros: precisa encontrá-lo pessoalmente, se apaixonar por Jesus, vocação é con-vocação. Também ressaltou que existem os ministérios que cada um de nós devemos seguir, atendendo o chamado de Deus, unido ao ministério da acolhida humana. Falou dos três aspectos da dinâmica vocacional: o chamado, de permanecer com Jesus e os demais e o envio.

Ao meio dia houve uma pausa para o almoço, que foi servido no local do encontro e os jovens crismandos se sentiram mais próximos uns com os outros, num clima de interação e amizade.
Depois do descanso do almoço, o grupo Obra Nova convidou os jovens a se levantarem, afastar as cadeiras e se movimentarem em louvor a Deus, uma forma descontraída de agradecer e se envolver na caminhada e as mudanças significativas que Jesus provoca em nós.

O seminarista continuou com sua reflexão, concluindo que Vocação não é motivo de poder, mas serviço, não é orgulho, mas humildade e que apesar de papéis ministeriais diferentes, temos a mesma finalidade. A vocação adquire a sua plenitude na comunidade. Alguns catequistas da crisma deram o seu testemunho sobre a graça e missão de ser catequista de jovens que se preparam para a crisma.

A seguir as coordenadoras paroquiais, Eneide Maria e Dóris, agradeceram a participação dos jovens, ao seminarista Élber, a todos que ajudaram na organização da formação e passou avisos dos próximos encontros para os crismandos. O encontro encerrou às 15h30, com a oração final, depois um delicioso lanche.