24 de fevereiro de 2021
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Formação on-line: Paróquias de Brumado realizam estudo do Diretório de Comunicação

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

Nesta terça-feira (23), às 19h, aconteceu a formação on-line com a jornalista e secretária nacional da Pascom, Patrícia Luz. A equipe interparoquial das paróquias de Brumado mediou o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil com o enfoque no Capítulo I: Comunicação e igreja no mundo em mudança.

Divulgação

No início, Zenilda Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, fez uma breve leitura da biografia de Patrícia Luz. Em seguida, a jornalista convidada agradeceu a oportunidade do diálogo com os pasconeiros do Vicariato Rainha da Paz e falou da alegria em estar a serviço da igreja.

Patrícia Luz destacou a relevância da história do diretório, lembrou que esse trajeto envolve diversas pessoas e é um marco importante no percusso da comunicação. Em relação ao contexto, o documento analisado foi pensado em 1979, mas aprovado no dia 2 de abril de 2014 na reunião do Conselho Pastoral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

De acordo a jornalista, a criação, aprovação e implantação percorreu todo esse tempo, enfrentou dificuldades, porém hoje pode ser considerado um documento acessível, de fácil leitura. Ela também enfatizou alguns pontos, como: a compreensão das mudanças ao longo do tempo, em especial, nesse período de Pandemia, também a comunhão gerada pela comunicação, a pregação por um mundo mais justo e solidário, o respeito à dignidade da pessoa e a prática da caridade.

A cultura da comunicação, como sugere a jornalista, proporciona o contato com o outro de forma que o zelo seja posto em prática, afinal somos cristãos e enquanto comunicadores, necessitados de pensar no coletivo, aceitar críticas e acolher as opiniões expostas.

Ao término, Patrícia Luz mencionou a importância do estudo do documento, também respondeu à alguns comentários feitos pelos internautas, citou a necessidade de questionarmos se a nossa comunicação está sendo eficaz e agradeceu aos pasconeiros do Vicariato Rainha da Paz pelo diálogo.