24 de abril de 2021
DIOCESE

Formação on-line para agentes da Pascom: Comunicação e vivência da fé e Ética e comunicação

Por Priscila Santos/Pascom Brumado

No último dia 14 de abril, aconteceu a segunda formação on-line com a jornalista e secretária nacional da Pascom, Patrícia Luz. A PASCOM da Diocese de Caetité foi convidada a participar desse momento e Zenilda Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, de Brumado, acolheu a todos (as) pasconeiros (as) e deu as boas-vindas a Patrícia Luz

A jornalista foi responsável por mediar o estudo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil com o enfoque no Capítulo III e IV: Comunicação e vivência da fé e Ética e comunicação.Aconvidada agradeceu pelo momento de aprendizado e fez uma breve retrospectiva da sua vida pessoal, bem como a atuação na PASCOM.

Patrícia citou a importância de revisitar o Diretório de Comunicação, lembrou o tempo de construção do documento e também citou que ele foi pensado para a comunicação na igreja como um todo e é uma forma de dar algumas diretrizes para a ação da comunicação da igreja católica do Brasil.

Na igreja há vários agentes da comunicação e nós, enquanto PASCOM, não somos donos da comunicação, mas sim devemos ajudar na articulação da comunicação na igreja como um todo e promover a evangelização, destacou a jornalista convidada.

Ao trabalhar os capítulos, citou que o III se dedica a trazer aspectos da vivência da fé na comunidade. Lembrou que, enquanto pastoral, estamos em constante estado de missão, citou a religiosidade popular, a valorização das relações existentes na paróquia, mencionou ainda o processo de se reinventar neste tempo de pandemia e o cuidado necessário às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Já no capítulo IV, sobre ética e comunicação, houve um destaque para o debate acerca dos plágios, das fake News e suas consequências negativas para a sociedade. Visto isso, é necessário repensarmos os nossos valores e como eles contribuem à serviço do ser humano. Pensar nesse capítulo é lembrar do respeito, da justiça, da igualdade e, sobretudo, estar ciente da revelação de Deus a todos nós através do evangelho.

Ao finalizar, Patrícia Luz citou a comunicação samaritana, de acordo ao Diretório e realizou um questionamento: de que maneira nós experimentamos este ser um bom samaritano? Como está a nossa cultura do encontro? Depois dessas reflexões, ela respondeu a alguns comentários feitos pelos internautas e lembrou da Semana da Comunicação que acontecerá em maio do corrente ano.