7 de agosto de 2018
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Festa do padroeiro de Malhada de Pedras reúne multidão de fiéis na praça da Matriz

Por PASCOM/Malhada de Pedras

No dia em que a Igreja celebrou a Transfiguração do Senhor, nesta segunda-feira, 06 de agosto, a Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras celebrou a festa em louvor ao seu padroeiro. A programação teve início com uma grande procissão pelas ruas da cidade. Numa demonstração de fé, devotos e devotas do Senhor Bom Jesus cantaram e rezaram agradecendo as bençãos do santo padroeiro.

Foto: PASCOM/Malhada de Pedras

Na praça da Matriz, a Santa Missa Solene foi presidida pelo vigário-geral da Diocese de Caetité, mons. Alex Adriano Barbosa, e concelebrada pelo administrador paroquial, padre Edson Rocha. Uma multidão de fiéis participou da celebração. “É uma alegria poder presidir a festa em louvor ao titular desta paróquia. Muita gente, bonita celebração, tudo muito bem preparado e organizado, os cantos muito animados. Então, eu me sinto muito feliz em poder partilhar da fé ativa desta paróquia. Agradeço ao padre Edson pelo convite que me foi feito para presidir o encerramento desta festa e desejo que tudo que se viveu, nestes dez dias, aqui, possa ser irradiado para aqueles que estão distantes de Jesus Cristo”, disse mons. Alex.

A  festa deste ano teve como tema “Com o Senhor Bom Jesus, somos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, em sintonia com o Documento 105 da CNBB – “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade” – e com o Ano Nacional do Laicato. Durante o novenário, padres da diocese refletiram sobre o papel do leigo e sobre a sua importância para a comunidade e para o mundo.

O bispo dom José Roberto Silva Carvalho presidiu a segunda noite da novena.”Os leigos, pelo batismo, passam a pertencer ao Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, e tem a obrigação de ser sal e luz para a humanidade. Mostrar para a humanidade essa luz de Jesus Cristo, que não é uma luz física, mas existencial e que ilumina o nosso interior, a nossa existência. E ser sal é ser sabor de Deus para a humanidade, mesmo diante das dificuldades deste mundo. A evangelização não só acontece pelo anúncio, mas também pelo testemunho de vida”, disse dom Carvalho.

Foto: PASCOM/Malhada de Pedras

O coordenador do Conselho Pastoral Comunitário (CPC), Edivan Ferreira, destacou a importância da participação das pastorais, movimentos e comunidades da paróquia para o sucesso dos festejos. “Nestes dias pude perceber em todos os envolvidos o engajamento com a festa e o desejo em celebrar essa grande devoção ao Senhor Bom Jesus. Como nos propõe o Documento que refletimos nesses dias, realmente os leigos de nossa paróquia se comprometeram com a comunidade e com o Evangelho”, afirmou.

Devota do Senhor Bom Jesus, Lindaci Rocha participou de todas as noites do novenário. “Para mim, é um meio de evangelizar as famílias e, graças a Deus, foram nove dias de muita evangelização. Os padres que passaram por aqui falaram muito bem. Eu gostei bastante”, contou.

O padre Edson agradeceu a todos que ajudaram na realização dos festejos. “Foram dias de muita reflexão, de oração e de graça. A nossa festa aconteceu com muita alegria e muita paz. A vocês leigos que colaboraram para que essa festa acontecesse o meu muito obrigado”, agradeceu.

A festa do padroeiro de Malhada de Pedras foi realizada de 28 de julho a 06 de agosto. Confira as fotos do novenário e da festa pelo facebook da paróquia.