27 de julho de 2018

Festa de Sant’Ana reúne multidão na praça da Catedral, em Caetité

Por PASCOM DIOCESANA

Sant’Ana é a padroeira da Diocese de Caetité e da Catedral

A devoção a Senhora Sant’Ana, padroeira da Diocese de Caetité e da Catedral, levou muita gente, nesta quinta-feira (26), às ruas de Caetité. É que o 26 de julho é lembrado pela Igreja como o dia de Senhora Sant’Ana e de São Joaquim, os pais de Maria Santíssima e avós de Jesus.

Pela manhã, uma multidão lotou a praça da Catedral para a Missa Solene em homenagem à santa. A celebração foi presidida pelo arcebispo-auxiliar de São Salvador da Bahia, Dom Estevam Santos, e concelebrada pelo bispo diocesano Dom Carvalho e por diversos padres das dioceses de Caetité e de Livramento de Nossa Senhora. Seminaristas, religiosas e fiéis de várias paróquias da diocese também estiveram presentes.

Na homilia, Dom Estevam destacou a importância do Ano Nacional do Laicato, que tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sal da Terra e luz do mundo”. Também falou do compromisso que todos os leigos devem ter com a vida da Igreja e com a comunidade cristã.

À tarde, novamente uma multidão saiu às ruas em procissão, conduzindo a imagem de Senhora Sant’Ana, de São Joaquim e de outros santos da devoção popular. Uma demonstração de profunda fé e confiança em Deus. Na chegada à praça da Catedral, Dom Carvalho conduziu o momento da bênção do Santíssimo Sacramento. A festa de Sant’Ana terminou com um animado show religioso com a cantora Celina Borges.

O Novenário em louvor a Senhora Sant’Ana teve início no dia 17 de julho e contou, em algumas das noites, com a participação dos vicariatos. A festa deste ano teve como tema “Cristãos leigos e leigas: homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e do mundo no coração da Igreja”.