13 de dezembro de 2022
DIOCESE

Federação Mariana da Diocese de Caetité recebe o ícone peregrino de Nossa Senhora da Conceição

Alan José Alcântara de Figueiredo - Pascom Macaúbas

Durante a celebração da última noite da novena da Padroeira de Macaúbas, presidida por Dom Carvalho, a Federação Mariana da Diocese de Caetité recebeu o ícone peregrino de Nossa Senhora da Conceição, o qual deverá visitar os membros das Congregações Marianas de nossa Diocese, presentes nas Paróquias de Macaúbas e de Caculé. O ícone foi um presente ao CEM do jovem advogado Diego Oliveira Santos, congregado Mariano na Paróquia da Liberdade, em Salvador.

Durante o primeiro ano da pandemia da covid-19, um grupo de congregados marianos deram forma a um antigo projeto, instituindo o Centro de Estudos Marianos da Bahia – o CEM – exatamente a 15 de agosto de 2020. No ano seguinte, o CEM organizou a 1ª Jornada Mariana da Bahia para comemorar o 70º aniversário da proclamação do Dogma da Assunção de Nossa Senhora, 70º aniversário do Congresso Assuncionista da Bahia e seu 1º aniversário.

Na Missa de encerramento, celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, bairro do Garcia, Salvador, o Eminentíssimo Cardeal Dom Sérgio da Rocha abençoou o quadro de Nossa Senhora da Conceição – Padroeira Única do Estado da Bahia – a fim de que peregrinasse pelas Congregações Marianas da Bahia, visitando a casa de cada congregado, candidato ou aspirante, como vínculo de amor e união, sinal de bênçãos e de renovação e confirmação de compromisso em servir à Igreja sob sua materna intercessão. Para recepcionar a visita simbólica de Nossa Senhora, foi composta a seguinte oração:
Virgem Maria, nosso coração se alegra por receber em nossa casa vossa imagem peregrina. Vós vindes a nós como fostes à casa de Isabel, pois sabeis das nossas necessidades físicas e espirituais e Vos apressais em nos socorrer.
Como somos felizes por contemplarmos a imagem de vossa Imaculada Conceição! Ela é, para nós cristãos, o sinal de que Deus nos ama, de que nos perdoa e não nos abandona por maiores que sejam nossos pecados. Já no Éden, o Criador Vos predestinou para trazerdes a Salvação ao mundo, para serdes elo entre o divino e o humano, por isso, em vosso seio puríssimo “o Verbo se fez carne e habitou entre nós!”
Abençoai, Senhora da Conceição, nosso lar, nossos projetos, dai solução aos nossos problemas e, sobretudo, aceitai e abençoai nosso desejo sincero de vos amar, de vos servir e vos seguir como membros da Congregação Mariana. Que sejamos dignos da grande honra de sermos vossos ministros e vossas mãos sobre a terra. Amém. Salve Rainha…