26 de fevereiro de 2018

Estudo do Documento 105 da CNBB será realizado em Caculé

Por PASCOM Caculé

Divulgação

Entusiasmada em valorizar o papel do leigo, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Caculé, promove, no próximo domingo (4), um Estudo do Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”.

O Documento segue a metodologia “ver, julgar e agir” e é dividido em três capítulos. O primeiro apresenta o marco histórico-eclesial da caminhada da vida dos cristãos leigos e leigas. O segundo trata da compreensão da identidade e da dignidade laical como sujeito eclesial e identifica a atuação dos leigos, considerando a diversidade de carismas, serviços e ministérios na Igreja. Já o terceiro e último capítulo aborda a dimensão missionária da Igreja e indica aspectos, princípios e critérios de formação do laicato. Essa parte aponta, ainda, lugares específicos da ação dos leigos.

A Igreja no Brasil vive, até o dia 25 de novembro próximo, o Ano do Laicato, instituído para  celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas. Durante este ano, serão desenvolvidas, nas paróquias e dioceses de todo o Brasil, diversas atividades que visam criar consciência do papel do leigo na Igreja.