27 de maio de 2021
DIOCESE

Pascom: Espiritualidade do comunicador é tema de encontro virtual

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

Na noite desta quarta-feira (26), a Pascom Diocesana promoveu a terceira etapa do estudo on-line do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O encontro, transmitido pelo youtube, foi mediado pelo coordenador diocesano da Pascom, Mauri Oliveira, e conduzido pela Irmã Sirlei Alves, que é bacharel em Teologia e pertence a Congregação Ancilas do Menino Jesus.

Espiritualidade do comunicador é tema de encontro virtual

O capítulo II do Diretório – “Teologia da Comunicação: espiritualidade do comunicador” – foi objeto dessa etapa da formação. De início, a Irmã afirmou: “comunicação é dom de Deus” e, a partir disso, citou que o documento em estudo traz como modelo de comunicação a trindade, citada no parágrafo 39 do documento.

Na sequência, citou a figura de Jesus Cristo, cuja linguagem é simples e direta para com o povo. Para pôr em prática tais características, é necessário levar em consideração o público, pois, infelizmente, corremos o risco de achar que a comunicação é realizada, quando na prática não é.

Desse modo, somos convidados a repensar nossas ações e, em decorrência de tal ação, comunicar os valores do reino de Deus no cuidado de si mesmo e do outro. Quando isso ocorre, observa-se a revelação do coração amoroso de Deus. Depois, a Irmã abordou outros parágrafos e lembrou: “ser pasconeiro é ser missionário e a relação dele com o transcendente, Deus, deve partir do silêncio, “fonte do nosso processo criativo”, afirmou a Irmã Sirlei.

O silêncio também é comunicação e ao fazer essa lembrança, ela recordou mais uma vez a figura de Jesus Cristo, nas passagens bíblicas, ao procurar o silêncio e o recolhimento antes de começar sua vida pública. Enquanto comunicadores, faz-se necessário passar por essa etapa, em especial, neste tempo de pandemia em que o contexto social nos impulsiona a estar em constante aceleramento diante das diversas informações que nos rodeiam.

Ao término, a Irmã Sirlei Alves citou que o comunicador reflete a beleza do criador, nosso Deus. Depois dessas reflexões, Mauri Oliveira fez a leitura das perguntas e mensagens de agradecimentos propostas pelos internautas e, na sequência, a Irmã finalizou o estudo com a oração do comunicador.

Confira aqui a formação na íntegra.