18 de março de 2019
DIOCESE

Encontro em Caetité reúne agentes da Pastoral Familiar de 35 paróquias da diocese

Por Pastoral Familiar

Foto: Pastoral Familiar

Entre os dias 15 e 17 de março, estiveram reunidas 35 paróquias da Diocese de Caetité para a formação de agentes da Pastoral Familiar e preparação para noivos. Na abertura, na sexta-feira (15) à noite, a Irmã Míriam Pacífica conduziu a oração de vivência com o Santíssimo Sacramento com o tema “Deixemo-nos encontrar pelo Senhor”.

No sábado (16), o encontro começou com a Santa Missa, presidida pelo bispo dom Carvalho. Pela manhã, o casal Laura e Valmir, agentes da Pastoral Familiar da Diocese de Jequié, abordaram sobre o Setor Pré-Matrimonial, um ramo da Pastoral Familiar que atua com as crianças, desde a mais tenra idade até os noivos na celebração do matrimônio. Segundo o casal, esse setor visa criar iniciativas que promovam a vocação matrimonial, para que seja vivida como uma decisão consciente. Eles trouxeram como desafio a formação integral que deve ser um processo de formação permanente e continuada que acompanhe todos os membros da família nas diversas etapas e dimensões da vida.

À tarde, o casal Antônio Carlos e Marili da Diocese de Jequié falaram da preparação por acolhida que ajuda os noivos a entender o matrimônio cristão como um itinerário de fé e discernimento maduro.  Segundo eles, com base no que ensina a Igreja, a pastoral dos noivos deve se inserir no compromisso geral da comunidade cristã e apresentar de modo adequado e convincente a mensagem evangélica sobre a dignidade da pessoa, cuja liberdade é o respeito pelos direitos humanos.

Na noite de sábado, o casal coordenador da Pastoral Familiar da Diocese de Caetité, Gicélia e Marcondes, ajudaram os participantes a entender a realidade que a família tem vivido a partir do setor casos especiais, com base nos números 77 a 85 da Familiares Consortio.

O encontro foi encerrado no fim da manhá de domingo (17) com o padre José Rocha, assessor diocesano da Pastoral Familiar, falando sobre a introdução do ritual para o matrimônio.