16 de maio de 2018
Notícias

Encontro da Pastoral Vocacional do NE 3 é oportunidade para articulação e formação dos agentes

Por CNBB/NE 3

Foto: NE 3 CNBB

Com o objetivo de promover a formação dos agentes e a articulação no Regional, terminou nesta quarta-feira (16), no Centro Vocacional Dom Lucas Moreira Neves, em Salvador, o encontro de formação da Pastoral Vocacional, promovido pelo Regional Nordeste 3 da CNBB . Dezesete dioceses da Bahia e do Sergipe estão representadas no evento que também conta com a presença do bispo de Caetité (BA) Dom José Roberto Carvalho, referencial para a Pastoral.

O tema do encontro é Cada Comunidade uma nova vocação, inspirado na campanha vocacional que teve início no Paraná. O Monsenhor Mário Spaki, bispo eleito para a Diocese de Paranavaí é o assessor da formação. Para o padre Mário é preciso implantar na Igreja uma cultura vocacional. “Ao desenvolver uma cultura vocacional podemos despertar as mais variadas vocações na comunidade. Não é um processo rápido, não dá para determinar o dia em que encerraremos a campanha”, afirmou.

De acordo com Dom Carvalho, a pastoral já está presente na maioria das dioceses do Regional. No entanto, a articulação nas sub-regiões pastorais ainda é um desafio. “Com este encontro vamos dar um passo importante para a organização dos nossos trabalhos. Elegeremos a equipe que vai coordenar a Pastoral”, contou.

O bispo referencial chamou atenção para as prioridades do caminho vocacional. “A primeira coisa é começar com a oração obedecendo a palavra do Senhor que diz ‘a messe é grande e poucos são os operários. Pedi ao senhor da messe que envie operários’. Outro ponto importante é o testemunho dos consagrados que deve ser de alegria e realização pessoal. Além disso, devemos recordar da missionariedade, não podemos ficar esperando que os jovens nos procurem. Temos que ir, estar aonde eles estão”, pontuou Dom Carvalho.