3 de junho de 2021
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Em Brumado, paróquia celebra encerramento do mês dedicado a Maria

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

O mês de maio é tradicionalmente dedicado à devoção a Maria, mãe de Jesus. Em Brumado, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, grupos, pastorais e movimentos realizaram as celebrações marianas com a colaboração dos seminaristas do período propedêutico e da configuração.

Foto: Zilmar Santana/Pascom Brumado

Durante esse período, de segunda à sábado, na igreja matriz da referida paróquia, às 18h30, as celebrações contaram com a presença de alguns representantes dos leigos e dos seminaristas. Já no encerramento, com a festa da visitação de Nossa Senhora, a santa missa foi presidida pelo pároco padre Sandro Alves Teixeira Lima, também houve a participação dos seminaristas e uma quantidade limitada de pessoas na assembleia, por conta das restrições exigidas pelo cenário da pandemia da Covid 19.

De início, todos os presentes receberam o andor com a imagem de Nossa Senhora das Graças e depois a procissão de entrada. Na sequência, o pároco padre Sandro acolheu os presentes e logo após, seguiu o roteiro litúrgico do dia com a proclamação da leitura Sf 3, 14-18; depois o cântico do Salmo Is 12, 2-6 e a proclamação do evangelho de Lc 1, 39-56.

Depois, na homilia, o pároco padre Sandro, rendeu graças ao Deus da vida, pois mesmo em meio à dificuldade relacionada à pandemia, os cristãos estavam reunidos. Ele também recordou as noites em que os fiéis celebraram o mês mariano e pediu que assim como Nossa Senhora, pudéssemos “abrir” o coração e ir ao encontro de Jesus. Para isso, é necessário questionarmos: o que podemos fazer para continuar levando Jesus aos corações dez esperançosos? Questionou o padre.

Ele também lembrou a figura de São José, já que o corrente ano foi instituído, pelo Papa Francisco, como ano de José. Em seguida, recordou a alegria no Senhor, pois é nele que devemos depositar a confiança. Ainda salientou a necessidade de termos um coração manso e humilde para cuidar das pessoas mais necessitadas.

Por fim, tendo feito essas colocações, a celebração seguiu seu rito e após a benção final, houve a coroação à Nossa Senhora, realizada por crianças da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão. Em clima de louvor a Maria, o momento foi encerrado com a simbologia da coroação de Maria como rainha do céu e da Terra, oração da Salve-rainha e mensagem de agradecimento aos seminaristas por contribuírem nas celebrações.