13 de abril de 2018
DIOCESE

Em contato com a Educadora Sant’Ana, Dom Cavalho fala sobre a Assembleia Geral da CNBB

Por PASCOM DIOCESANA

Foto: CNBB

O bispo de Caetité Dom José Roberto Silva Carvalho e mais de 400 bispos de todo o Brasil participam até a próxima semana da 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O evento, que acontece uma vez por ano, teve início nesta quarta-feira (11) e discute, como tema-central, as “Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil”.

Nesta quinta-feira (12), em contato com a Rádio Educadora Sant’Ana, de Caetité, Dom Carvalho falou sobre a temática da Assembleia. “Nós estamos discutindo a elaboração de um documento que vai nortear a formação presbiteral do nosso território nacional. É um tema bastante importante que trata desde o despertar vocacional e os primeiros anos do seminário até a ordenação presbiteral, como também a formação permanente”, explicou.

Dom Carvalho durante a 56ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Foto: Dom Estevam Santos

Dom Carvalho também destacou a forma como as discussões tem acontecido durante o evento. “A assembleia tem acontecido como sempre num clima de muita fraternidade e respeito entre os bispos, de comunhão e espiritualidade. São dez dias de assembleia, discutindo assuntos de relevância para a Igreja”, disse. “É também um momento de conhecer a realidade de cada diocese. Claro que a Igreja é uma só, mas cada Igreja Particular tem sua realidade própria e é preciso também comungar dessas experiências, que muito nos enriquece”, completou Dom Carvalho.

Além do tema-central, os bispos vão tratar de vários outros assuntos. Entre eles, estão: Texto sobre novas comunidades, Estatutos da CNBB,  Ano do Laicato, Sínodo da Pan-Amazônia e indicações para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) que serão renovadas em 2019.

Todos os dias (exceto no sábado e domingo e no último dia do evento), às 15h, a CNBB organiza uma coletiva de imprensa com os jornalistas que cobrem o evento, para falar sobre as pautas e os temas de cada dia da Assembleia.

A 56ª Assembleia Geral da CNBB segue até o dia 20 de abril.