21 de janeiro de 2017

Em carta, padre Gilvan pede à Diocese que reze pelo novo bispo de Caetité

Por Anderson Ferreira/PASCOM

Foto: Bom Jesus notícias

Em carta divulgada esta semana, o administrador diocesano, padre Gilvan Pereira Rodrigues, solicita a todas as paróquias da Diocese que façam um momento único de oração e adoração em favor do monsenhor José Roberto Silva Carvalho, novo bispo de Caetité. “Será uma experiência forte e marcante: 24h com o Senhor, orando pelo exercício profícuo do Ministério Episcopal de Dom Carvalho”, diz o padre.

“Que seja um momento forte de comunhão e participação de toda a Diocese. Dar-se-à na Quinta-feira (26) das 18h às 18h da Sexta-feira (27). Poderá começar ou terminar com a Celebração da Eucaristia”, explica o padre na carta.

Segundo o padre Gilvan, a proposta é que este momento seja organizado pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, pela Renovação Carismática e pela OVM (Obras das Vocações e Ministérios). O administrador diocesano também pede às paróquias que se organizem no sentido de levarem um banner ou faixa de boas vindas para acolher o novo bispo.

Nomeado em 26 de outubro do ano passado pelo Papa Francisco, monsenhor Carvalho toma posse, neste domingo (29), como o 9º bispo da Diocese de Caetité. A ordenação episcopal e posse canônica está marcada para as 16h, na praça da Catedral de Senhora Santana, em Caetité. A expectativa é de que todas as paróquias da diocese participem desse momento importante para a comunidade diocesana e para toda a Igreja. O público esperado é de 8 a 10 mil pessoas.

O ordenante principal da celebração será o arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Luiz Gonzaga Pepeu. O bispo de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, e o arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lírio Rocha, serão os concelebrantes. Além desses, outros bispos estarão presentes.

Cearense de Fortaleza, monsenhor Carvalho tem 56 anos. Foi ordenado padre em 1995, depois de ter estudado Filosofia, em Vitória da Conquista (BA), e Teologia, em Taubaté (SP). Licenciado em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira de Salvador, também participou de curso de formadores de Seminários Maiores em Roma, na Itália. Por 15 anos foi reitor do Seminário em Vitória da Conquista. Em 2011, recebeu o título de monsenhor capelão pelo Papa. Hoje é pároco de Poções (BA), na Arquidiocese de Vitória da Conquista.