28 de maio de 2019
BRUMADO - NOSSA SENHORA APARECIDA E SÃO CRISTÓVÃO

Em Brumado, paróquia celebra um ano de elevação canônica

Por Priscila dos Santos/Pascom Brumado

Foto: Zilmar Santana/Pascom Brumado

A noite desta segunda-feira (26) foi marcada pela Missa em ação de graças ao primeiro ano de elevação canônica da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão. A comemoração iniciou-se às 19h30 com a celebração eucarística presidida pelo Bispo Dom José Roberto Carvalho e também concelebrada pelo padre Sandro Lima. Além deles, um grande número de cristãos fez-se presente na praça, em frente à igreja matriz.

Foi um momento de todos renderem graças a Deus pelo aniversário da então Paróquia. O Bispo Diocesano lembrou que esta é uma paróquia ainda nova, mas a sua caminhada enquanto comunidade cristã se dá há muito tempo. Na oportunidade, Dom José Roberto Carvalho lembrou do primeiro pároco, Jordano Viana Fernandes, bem como o trabalho do atual, padre Sandro Lima.

Durante a homilia, o Reverendíssimo fez comentários das leituras proclamadas em Atos dos Apóstolos, Apocalipse de São João e no próprio Evangelho de João. E, dialogando com o contexto da recém-paróquia, ele estabeleceu alguns questionamentos propícios, tais como: quais os problemas de nossa comunidade? Quando a nossa igreja será uma Jerusalém celeste? A paróquia presente tem demonstrado nesse primeiro ano que é um templo de Deus?

O Bispo lembrou que a vivência em comunidade não é só glória. É necessário ter em mente as dificuldades a serem vencidas, pois como somos diversos, então é necessário saber conviver com pessoas difíceis, que incomodam, as que importunam os outros ou até mesmo falam em nome de si próprio e não da igreja.

Na sequência, ele afirmou que a Jerusalém celeste já aconteceu e acontece em cada um de nós pela Páscoa que celebramos a partir do momento em que somos capazes de guardar a palavra do Senhor, ou seja, quem é morada de Deus já se tornou uma Jerusalém celeste.

O senhor Bispo desejou mais força na caminhada aos paroquianos para os anos vindouros. Disse ainda da necessidade de doação, pois o Senhor Jesus nos quer por inteiro. Depois, disso, rendeu graças a Deus por tudo que somos e temos, com o cântico “Te Deum”. Após esse momento, a celebração seguiu com seu roteiro litúrgico e, ao término, uma representante da coordenação da então Comunidade Matriz leu uma mensagem de agradecimento.

Na ocasião, padre Sandro Lima também manifestou sua gratidão aos trabalhos desenvolvidos pelos leigos da Paróquia e ainda disse aos presentes que um bolo, confeccionado pelos paroquianos, seria distribuído após a celebração. Assim foi feito e todos mantiveram-se na praça da matriz, com a partilha do bolo, ao som de músicas e contagiados pela alegria do momento.