16 de outubro de 2017
DIOCESE

Elevação Canônica da Paróquia NS Aparecida, em Caetité, reúne multidão de fiéis

Por Zeomário Teixeira/PASCOM Caetité

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é a terceira paróquia criada este ano na diocese. Foto: Foto Estrela

Os devotos da Padroeira do Brasil, em Caetité, participaram da elevação canônica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no último dia 12 de outubro. O ato foi conduzido por Dom José Roberto Silva Carvalho, Bispo da Diocese de Caetité, e contou com a presença de padres do clero diocesano, autoridades civis e uma multidão de católicos.

A procissão com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, a mesma que visitou toda diocese, saiu da Avenida Olimar Oliveira, no entardecer daquele dia Santo, até a então capela de Nossa Senhora Aparecida. Foi uma caminhada de muito louvor a Deus e agradecimento a proteção da Mãe Aparecida nestes 300 anos de graças. Na chegada à Capela aconteceu o tão esperado ato de elevação da Nova Paróquia.

Ao anoitecer do dia 12 de outubro, a multidão de fiéis escutou Dom Carvalho dizer: “Aqui já é paróquia. Não pertence mais a catedral. Agora é uma paróquia independente. Claro que na mesma cidade tem que caminhar numa dimensão de comunhão e participação. Mas tem sua independência canônica.” Ainda neste mesmo ato da criação da paróquia, foi declarada que a Igreja localizada na Avenida Paraná, nº 579, Bairro Ovídeo Teixeira, será a Matriz Provisória da nova Paróquia.

A Missa Solene em louvor à Padroeira do Brasil foi realizada em seguida e ficou registrada como a primeira Missa Celebrada na nova paróquia. No decorrer da celebração eucarística, o Padre Waldech Brito Gondim, chanceler da cúria, tomou posse como primeiro pároco da recém-criada paróquia. Ao terminar a Santa Missa, Dom Carvalho ressaltou que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, cópia da imagem original do Santuário Nacional de Aparecida, que pertence ao patrimônio diocesano, ficará sob os cuidados da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida fará limites com a Paróquia Sra. Santana – Catedral e com os municípios de Lagoa Real, Livramento de N Sra., Paramirim, Taque Novo e Igaporã.