15 de novembro de 2018
DIOCESE

ECC tem nova coordenação na diocese

Por ECC / Diocese de Caetité

“O  ECC tem muito a contribuir com a EVANGELIZAÇÃO, na Paróquia que está implantado. Sempre acreditei na foça deste mutirão.” Monsenhor Alex Adriano Rocha Barbosa

O ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO – ECC, idealizado por PADRE ALFONSO PASTORE EM 1970, e entregue a CNBB, em 1985, hoje devidamente registrado, com CERTIFICADO DE DIREITO AUTORAL, bem como todo acervo literário. O ECC é um SERVIÇO ESCOLA PARA EVANGELIZAR famílias, a partir da vivência do sacramento do matrimônio, pois sua estrutura está voltada para que o casal seja evangelizado, se alimente da PALAVRA DE DEUS e da EUCARÍSTIA, se torne discípulos missionário de Cristo Jesus e seja um canal de graça eficaz na família e na sociedade.

O ECC NÃO É MOVIMENTO. É ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO PARA CASAIS, não visa prender os casais a si, apesar de muitos preferirem continuarem sentados no mesmo banco. Porém,  a finalidade mais importante é o ENGAJAMENTO PASTORAL. Em 1985 foi elaborado o DOCUMENTO NACIONAL, a fim de orientar e uniformizar o encontro onde quer que ele seja realizado.

Da esquerda para direita: Novo Casal Diocesano de Caetité: José Carlos e Dilce, Casal Regional N3 ECC Ivan e Dall, Diretor Espiritual Regional Padre Jackson e ex-Casal Diocesano Cláudio e Zilah.

O ECC ao tempo, que é um bem para a pessoa e família de cada um de nós, faz todos nós discípulos missionários de Jesus Cristo e evangelizadores. E a partir da Igreja, somos enviados a testemunhar JESUS CRISTO, única fonte de vida plena para  a humanidade tão vazia de sentido e valores.

MAIS UMA VEZ GOSTARÍAMOS DE LEMBRAR:  “O ECC NÃO É CLUBE DE SERVIÇOS”. O ECC é um serviço à FAMILIA DE CRISTO.

Em nossa DIOCESE, o ECC já está presente por cerca de 3 décadas, tem sido dinâmico nas suas propostas seguindo o Documento Nacional, tanto na parte de evangelização, missionariedade como contribuição importante na manutenção de estruturas físicas pertencentes a Diocese. Temos a consciência que NOSSA IGREJA, Mãe e Mestra, mantém suas portas abertas para acolher casais em situações várias.  Antes do surgimento da Pastoral Familiar, em 1983, o ECC já atuava em várias regiões do País, desde sua fase embrionária, em 1970 na cidade de São Paulo. Assim a Escola do ECC serviu de PONTE PARA INUMERAS PASTORAIS E PRINCIPALMENTE PARA A PASTORAL FAMILIAR, onde os casais provenientes do ECC, se sentiram irmanados pela prévia formação, especialmente relacionadas às famílias, ao Evangelho e Doutrina Social.

Para relembrar: o rito de iniciação – batismo – começa com a 1ª ETAPA, ONDE BUSCAMOS CASAIS AFASTADOS DE NOSSA IGREJA,   a perseverança acontece com a 2ª ETAPA, na qual debruçamos e iniciamos os estudos do Concilio Vaticano II e  a 3ª ETAPA voltada a DOUTRINA SOCIAL .

Neste triênio de 2016-2018, tivemos formação de aproximadamente 400 casais da 1ª Etapa, 200 casais da 2ª ETAPA e 120 casais participaram da 3ª ETAPA, inclusive com participação de casais da nossa coirmã ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA DA CONQUISTA.

O INGRESSO de cada um no SERVIÇO PASTORAL depende da consciência e do grau de maturidade. Quem se doa sabemos que será bem recebido. “A messe é grande e os operários são poucos”.

Que DEUS nos dê forças, MAS LEMBRAMOS DO VALOR E AJUDA DO CLERO, POIS SEM ESTE INCENTIVO E ANUÊNCIA DOS TRABALHOS, CORTA-SE O BROTO DA ESPERANÇA E DOS FRUTOS DESTE SERVIÇO.  Agradecimento especial ao nosso Bispo Diocesano D. Jose Roberto e ao apoio do nosso DIRETOR ESPIRITUAL DIOCESANO PADRE REINALDO QUE NO AJUDOU E PARTILHOU O PESO DA CRUZ DA RESPONSABILIDADE.

Estivemos EM FEIRA DE SANTANA, representando a DIOCESE DE CAETITÉ, na ASSEMBLEIA DO CONSELHO REGIONAL DO ECC  e posse do novo CASAL DIOCESANO JOSÉ CARLOS E MARIA ADILCE – da PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE GUANAMBÍ – para o triênio de 2019-2021.  O Assembleia aconteceu com Centro de Formação Humana D. Itamar Viam e com abertura de D. Zanoni Demettino Castro que também celebrou a Missa Dominical, na recém construída Capela do Mosteiro Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmãs Clarissas). Todas Dioceses da Região do Nordeste 3 estiveram presentes para transmissão de cargo e posse a nível regional dos NOVOS CASAIS DIOCESANOS NA DIVERSAS DIOCESES.  Todos os trabalhos foram guiados pelo novo Casal Regional Nordeste 3 do ECC, Ivan e Dall, Padre Jackson Jader Evangelista de Jesus – Diretor Espiritual Regional N3 e assessoria dos demais Casais membros do Conselho Regional do ECC. Todos casais apresentaram relatório das atividades e balancete financeiro detalhado de toda corresponsabilidade do ECC de cada Igreja particular.

Em nossa Diocese de Caetité tomará posse a nível local, dia 09/12/2018. O Casal José Carlos e Maria Adilce foi escolhido por votação no Conselho Diocesano do ECC. Neste dia acontece formação para novos casais e assembleia Diocesana do ECC onde os casais das equipes dirigentes apresentarão relatórios de atividade e planejamento das atividades para o ano de 2019.

Novo Casal Diocesano Jose Carlos e Dilce e ex-Casal Diocesano Cláudio e Zilah Ramos

“Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida.   É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.” D. Helder Câmara

Paz de Cristo!

CLÁUDIO E ZILAH RAMOS