8 de abril de 2022
DIOCESE

Dom Carvalho preside Missa da Unidade e abençoa óleos dos enfermos, do batismo e da crisma

Por Pascom Diocesana

Com o objetivo de celebrar a comunhão da Igreja e a renovação dos compromissos assumidos com Deus, nas condições de vida de cada pessoa, a Diocese de Caetité celebrou, nesta quinta-feira (07), a Missa da Unidade com a benção para os santos óleos dos enfermos, batismo e crisma. A celebração aconteceu na catedral de Senhora Sant’Ana, Igreja Mãe da Diocese de Caetité, presidida pelo senhor Bispo Diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho.

Foto: Pascom Catedral

Foi um momento de muita gratidão a Deus, tendo em vista que nos últimos dois anos a Missa da Unidade aconteceu com uma série de restrições, dada a situação difícil da pandemia da Covid-19. Participaram da Missa da Unidade quase todos os padres diocesanos e religiosos da Diocese de Caetité, os diáconos, seminaristas do propedêutico e da conclusão da teologia, Religiosas, consagrada, e uma significativa representação do povo de Deus da Paróquia da catedral e outras Paróquias da Diocese de Caetité.

Em sua homilia, Dom Carvalho expressou a importância daquela celebração e o significado da unção, que faz de todo o povo de Deus um povo sacerdotal. Ao mesmo tempo pediu que toda Diocese desse uma atenção especial às colaborações na fase Diocesana para o Sínodo dos Bispos bem como à Semana Social Brasileira.

A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Diocese de Caetité e pela rádio Educadora Santana 100,7 FM, que deram a possibilidade de muitos dos recantos mais longínquos da Diocese participarem, mesmo que à distância, da celebração. Na catedral, todos estavam de máscara e mantendo um certo distanciamento social.

Vale ressaltar que este ano foi retomado o encontro dos padres e religiosas que acontece no CTL antes da Missa da Unidade. Neste encontro, padres e religiosas participam de um breve momento de espiritualidade, preparatório à confissão. O momento de espiritualidade foi conduzido pelo Pe. Martinho, italiano, que morou na Diocese de Caetité alguns anos atrás. Após esse momento, muitos receberam o Sacramento da Reconciliação, pedindo a Deus o perdão de seus pecados. Esse momento foi concluído com um almoço festivo, antecipação da celebração da Páscoa de Jesus. Com a celebração da Missa da Unidade, todos retornam para as Paróquias com os corações renovados e o desejo de serem sempre mais uma Igreja em comunhão, participação e missão.