15 de julho de 2023
DIOCESE

Dom Carvalho ordena dois novos diáconos

Por Pascom Diocesana

Na noite desta sexta-feira (14), na Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité, o Bispo Diocesano, Dom José Roberto Silva Carvalho, ordenou diácono os seminaristas Lázaro Matheus de Jesus Souza, 30, e Matheus Augusto Silva Souza, 27. Além dos familiares dos jovens, a celebração contou com a presença significativa de padres da diocese, de religiosos e de religiosas e de fiéis de várias paróquias.

Foto: Kayki Batista / Pascom Diocesana

Lázaro Matheus e Matheus Augusto entraram para o seminário no mesmo ano, em 2015. Lázaro é natural de Caculé (Paróquia Sagrado Coração de Jesus), e Augusto nasceu em Boquira (Paróquia Nossa Senhora da Abadia).

O rito

A Celebração seguiu o rito normal até o Evangelho. Em seguida, os seminaristas Lázaro e Augusto se apresentaram ao bispo. O padre Gilvan Pereira Rodrigues, reitor da Comunidade de Formação Nossa Senhora de Guardalupe, em Belo Horizonte, pediu a Dom Carvalho a ordenação dos seminaristas e testemunhou em favor deles, dizendo que são dignos de receber o Ministério do Diaconato. Ao pedido, Dom Carvalho consentiu.

Na homilia, Dom Carvalho destacou a importância do serviço diaconal por meio da entrega e da doação total à Igreja de Jesus. O Bispo relembrou a trajetória vocacional dos seminaristas até chegar ao seminário. “Vocês deixam hoje a vida laical e são introduzidos, por esta celebração, à vida clerical”, disse. Citando o lema de Ordenação Diaconal – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34) – o bispo pediu aos ordenandos que, durante o serviço como diáconos, tenham como referência o rosto de Cristo, que é compaixão e misericórdia. “A vida de vocês deve ser de união com o Senhor, coração ardente, abraçando a missão. Essa ordenação renova em vocês o ardor missionário e os envia em missão. Vocês se tornam Ministros da Palavra para fazer a Igreja do Senhor crescer pelo anúncio da Palavra e pelo testemunho”, acrescentou o Bispo.

Terminada a reflexão, Dom Carvalho interrogou os ordenandos, que, em seguida, com as mãos sobre as do bispo, prometeram obediência. Deitados em frente ao presbitério, meditaram a Ladainha de todos os Santos junto com a assembleia. Em seguida, os ordenandos se aproximaram novamente do Bispo e se ajoelharam diante dele. Dom Carvalho impôs as mãos sobre a cabeça dos jovens e proferiu a prece de ordenação.

Na sequência, Lázaro e Augusto receberam a estola e a veste diaconal. Das mãos do bispo, receberam o livro dos Evangelhos e foram acolhidos, já tendo sido ordenados diáconos, com um abraço da paz.

Ao final da celebração, os novos diáconos Lázaro e Augusto fizeram agradecimentos e manifestaram a alegria por esse momento de suas vidas.

Provisão

Os diáconos Lázaro e Augusto continuarão a missão nas mesmas paróquias onde fizeram a Síntese Vocacional: em Condeúba (Paróquia Santo Antônio) e em Jacaraci (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e Almas), respectivamente. Além da assistência a essas paróquias, os diáconos poderão também celebrar os matrimônios. A Ordenação Sacerdotal dos dois diáconos ainda não tem data marcada.