28 de abril de 2018
MALHADA DE PEDRAS – SENHOR BOM JESUS

Dom Carvalho celebra investidura de 63 candidatos à MECE de Malhada de Pedras e Guajeru

Por PASCOM/Malhada de Pedras

Foto: PASCOM/Malhada de Pedras

Em solene celebração realizada na noite desta sexta-feira (27), na igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Malhada de Pedras, o bispo de Caetité Dom Carvalho realizou a investidura de 63 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE),  dois deles da Paróquia Santa Rosa de Viterbo, de Guajeru. Familiares e a comunidade local participaram da celebração, que foi concelebrada pelo administrador paroquial, padre Edson Rocha.

Além dos ritos comuns da liturgia, a celebração contou com outros momentos, como a apresentação dos candidatos ao bispo e a investidura dos ministros.

Ao se dirigir aos ministros, o bispo afirmou que exercer esse ministério é estar a serviço do povo de Deus. “Ministro é aquele que se faz servidor da comunidade e servidor de Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse. Dom Carvalho disse também que o ministro deve dar exemplos com a própria vida. “Não é que tenha que ser santo, mas deve estar a caminho da santidade, tendo uma vida sacramental, escute a Palavra de Deus, coloque-se a serviço e seja exemplo para a comunidade”, completou o bispo.

A formação para a MECE teve duração de nove meses e, nesse período, os candidatos participaram de palestras sobre espiritualidade e missão do MECE, perfil do candidato, ministérios, documentos da Igreja que fundamentam o Sacramento da Eucaristia, liturgia, entre outros temas. Em Malhada de Pedras, a formação foi coordenada pelo ministro Stanislau Carlos dos Santos e, em Guajeru, pela Ir. Benedita, da Congregação Missionária de Santa Terezinha, sob a orientação do padre Edson Rocha.

Na Paróquia de Malhada de Pedras, das 30 comunidades rurais, 22 contam agora com a presença de ministros. No total, são 43 ministros nas comunidades rurais e 18 na sede.  A instituição desse ministério tem duração de cinco anos e, com aprovação da comunidade, pode ser renovado. O MECE tem a função de auxiliar o padre na distribuição da Sagrada Comunhão nas celebrações e aos doentes.

Confira aqui as fotos da celebração.