15 de dezembro de 2016

Dom Carvalho apresenta seu brasão episcopal

Da Redação PASCOM

Brasão do Episcopado de Dom Carvalho

O nono bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, que terá sua ordenação episcopal e posse da Diocese no próximo dia 29 de janeiro, apresentou hoje, em sua rede social, o Brasão Episcopal. Em latim, a frase “Servite Domino in Laetitia” (Servi ao Senhor com alegria. Sl 99) aparece no brasão como o lema de seu episcopado. Leia abaixo a descrição simbólica do brasão.

1. Campo Azul: Símbolo do céu, nossa futura Pátria. “Vinde benditos de meu Pai e tomai posse do Reino para vós preparado desde a fundação do mundo. (Mt 25,34)

2. A concha com a Pérola: representa Sant’Ana (concha) que carrega em seu ventre Maria (pérola). Senhora Santana é padroeira Diocesana de Caetité, Diocese em que D. Carvalho exercerá seu ministério episcopal.

3. Campos de prata e ouro: as cores do Vaticano, pois Dom Carvalho, recebeu em 01.11.2011, o título de Monsenhor “Capelão de Sua Santidade”. Por solicitação de D. Luis Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista.

4. Lírio: representa São José, padroeiro do estado do Ceará, do qual D. Carvalho é filho, natural da Capital do estado, Fortaleza, sendo também devoção particular, por ter recebido no batismo o prenome de José.

5. Carnaúba: vegetação nativa do nordeste do Brasil, símbolo do estado do Ceará, conhecida como árvore da vida, por oferecer uma infinidade de usos ao homem; fonte de riqueza econômica para o estado.

6. Pálio vermelho, com sete chamas: é uma referência à Paróquia do Divino Espírito Santo, Paróquia em que D. Carvalho era Pároco, quando foi nomeado Bispo para Caetité. Também, no dia de sua Posse de Pároco 01.11.2011, recebeu o título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade.

7. Flor de Lis: simboliza nossa Senhora, tendo como devoção particular nossa Senhora do Carmo.

8. O listel traz o lema episcopal de D. Carvalho: “Servite Domino in Laetitia” (Servi ao Senhor com alegria. Sl 99)

9. O chapéu verde com os cordões e cruz processional: são símbolos da heráldica eclesiástica que por regra, devem estar presentes no brasão episcopal.