24 de julho de 2017

Diocese de Livramento celebra 50 anos de instalação canônica

Da Redação, com informações do Regional NE 3

Foto: Diocese de Livramento de Nossa Senhora

A Diocese de Livramento de Nossa Senhora celebrou, neste domingo (23), o Jubileu de Ouro de sua criação e instalação canônica. A Praça Dom Hélio Paschoal, em Livramento, onde aconteceu a celebração solene, ficou lotada de fiéis de toda a diocese e também de dioceses vizinhas. O bispo diocesano, Dom Armando Bucciol, foi que presidiu a celebração.

O bispo de Caetité,  Dom José Roberto Silva Carvalho, também participou desse momento histórico, ao lado de alguns padres da diocese.

A festa foi preparada durante três anos, período em que a Diocese de Livramento vivenciou o projeto pastoral rumo ao jubileu, com reflexões sobre as três Pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e sobre as dimensões bíblico-catequética, litúrgica e pastoral da caridade.

História
A Diocese de Livramento de Nossa Senhora foi criada em 27 de fevereiro de 1967, desmembrando-se da Diocese de Caetité.

Seu primeiro bispo foi Dom Hélio Paschoal, CSS, que ficou à frente da diocese até 2004, quando o atual bispo Dom Armando Bucciol assumiu a missão episcopal.

A Diocese de Livramento é formada por 21 paróquias e pelos municípios de Abaíra, Barra da Estiva, Boninal, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ibitiara, Iramaia, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê, Novo Horizonte, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

Segundo o IBGE (2010), a população dessa região é de mais de 300 mil habitantes.