A Diocese de Livramento de Nossa Senhora celebrou, neste domingo (23), o Jubileu de Ouro de sua criação e instalação canônica. A Praça Dom Hélio Paschoal, em Livramento, onde aconteceu a celebração solene, ficou lotada de fiéis de toda a diocese e também de dioceses vizinhas. O bispo diocesano, Dom Armando Bucciol, foi que presidiu a celebração.
O bispo de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, também participou desse momento histórico, ao lado de alguns padres da diocese.
A festa foi preparada durante três anos, perÃodo em que a Diocese de Livramento vivenciou o projeto pastoral rumo ao jubileu, com reflexões sobre as três Pessoas da SantÃssima Trindade (Pai, Filho e EspÃrito Santo) e sobre as dimensões bÃblico-catequética, litúrgica e pastoral da caridade.
História
A Diocese de Livramento de Nossa Senhora foi criada em 27 de fevereiro de 1967, desmembrando-se da Diocese de Caetité.
Seu primeiro bispo foi Dom Hélio Paschoal, CSS, que ficou à frente da diocese até 2004, quando o atual bispo Dom Armando Bucciol assumiu a missão episcopal.
A Diocese de Livramento é formada por 21 paróquias e pelos municÃpios de AbaÃra, Barra da Estiva, Boninal, Contendas do Sincorá, Dom BasÃlio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ibitiara, Iramaia, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê, Novo Horizonte, Paramirim, Piatã, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.
Segundo o IBGE (2010), a população dessa região é de mais de 300 mil habitantes.