21 de outubro de 2021
DIOCESE

Diocese de Caetité inicia fase diocesana do Sínodo dos Bispos

Por Pascom Diocesana

No último domingo (17/10), em toda a Diocese de Caetité, foi aberta a Fase Diocesana do Sínodo dos Bispos que terá sua culminância na 16ª Assembleia Ordinária que acontecerá em outubro de 2023.

Foto: Catedral Senhora Sant’Ana

Convocado pelo Papa Francisco em junho de 2021, o próximo Sínodo dos Bispos tem uma novidade. Ele terá uma fase diocesana, outra continental e, por fim, a universal. O tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” deseja reavivar em toda a Igreja a consciência e o exercício da “sinodalidade”, ou seja, que o modo de ser Igreja é e deve ser marcado pelo “caminhar juntos”, sinalizado numa “espiritualidade da comunhão e da unidade”. Todo o Povo de Deus, os fiéis batizados e seus pastores, são corresponsáveis pela obra da evangelização.

Resgatando essa espiritualidade sinodal, especialmente com o impulso dado pelo Concílio Vaticano II, o processo sinodal, que agora começa, já será, em prática, aquilo que a Assembleia Ordinária, em outubro de 2023, irá refletir e apresentar diretrizes para a caminhada eclesial.

A abertura da Fase Diocesana aconteceu nas Celebrações Eucarísticas Dominicais nas Matrizes Paroquiais e também em Celebrações das Palavras em diversas comunidades. Com a acolhida do Livro dos Evangelhos (Evangeliário) ou da Bíblia Sagrada, as quatro palavras (Sínodo, Comunhão, Participação e Missão) e rezando a Oração ao Espírito Santo que era recitada pelos Padres Conciliares nas Sessões do Concílio Vaticano II, nossas paróquias pediram: Aqui estamos, diante de Vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome. Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações. Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos. Não permitais que a justiça seja lesada por nós pecadores, que a ignorância nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em Vós e nunca nos separemos da verdade. Nós Vo-lo pedimos a Vós que, sempre e em toda a parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amém”

Ao final do rito de abertura da fase diocesana do Sínodo, foi lida a Provisão do Bispo Diocesano que nomeou o Pe. Eutrópio Aécio de Carvalho Souza como o Mediador Diocesano para esta fase diocesana do Sínodo. O Pe. Eutrópio, junto a uma Equipe Diocesana, terão a missão de animar e organizar o processo de escuta e discernimento que será realizado em todas as paróquias, pastorais e movimentos da nossa diocese nos próximos meses e de redigir uma síntese que será enviada, em abril de 2022, para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Confira os registros feitos pela Pastoral da Comunicação em algumas paróquias da diocese.