28 de janeiro de 2019
DIOCESE

Diocese de Caetité dá início ao ano Vocacional

Pascom Diocesana

No último sábado, na ordenação do Pe. Bruno Araújo Porto, o bispo diocesano Dom José Roberto Silva Carvalho anunciou o início do ano vocacional na Diocese de Caetité. Apresentamos aqui a marca do ano vocacional diocesano. A logomarca foi criada por Tiago Alencar de Aquino Alves, da Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Igaporã.

Arte: Tiago Alencar de Aquino Alves – Paróquia Nossa Senhora do Livramento – Igaporã

A Logomarca do 1º Ano Vocacional Diocesano se inspira no 4º Congresso Vocacional do Brasil que ocorrerá em Aparecida, de 5 a 8 de setembro de 2019. Por sua vez, a iniciativa em nível nacional e diocesano vem em resposta às indicações do Sínodo dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O coração da logomarca é a indicação bíblica: “Mostra-nos, Senhor, os teus caminhos” (cf. Sl25,4). Entende-se que o chamado é dom,ao mesmo tempo pessoal e eclesial; provém de Deus e requer a ajuda Dele para discerni-lo. De fato, só no âmbito da oração profunda, dos encontros de discernimento, da escuta e atenção aos “sinais dos tempos”, na Igreja e na sociedade, é que o chamado se esclarece.

A figura expressiva do Cristo, com sinais de sua morte e ressurreição, indica a mensagem principal para o anúncio. Cristo envia seus discípulos para continuar em Sua ação libertadora no mundo, pregando o Evangelho da vida, em defesa da dignidade das pessoas e de toda a obra da criação, pois,a vida é o primeiro dos dons de Deus!

O símbolo do mundo revela o lugar da missão dos cristãos, que pelo batismo são chamados a promover a cultura do bem. O globo se mostra em um movimento dinâmico e estilizado para sinalizar os nossos tempos, marcados pela liquidez, imprevisibilidade e efemeridade. O mundo vive mudanças rápidas e impactantes que atingem a todos, uma verdadeira“mudança de época”. A vivacidade das cores, especialmente o verde que enche o mapa diocesano, denota a esperança cristã sempre bela e atual, possível em qualquer tempo e contexto.

É pisando o solo concreto da Diocese de Caetité que aparecem pessoas dispostas e alegres a acolherem e a partilharem as generosas sementes do Verbo, em cores distintas, aludindo simultaneamente a diversidade dos dons do Espirito.

A imagem do único caminho que nasce de Cristo e que aos poucos se distingue é sinal da santidade como vocação de todos os cristãos, embora vivendo de acordo a opção vocacional específica: vida laical, religiosa e sacerdotal.

A atitude de caminhada é para mostrar a história passada, presente e futura. A imagem dos caminhos que ultrapassam o âmbito diocesano alude à missão universal da Igreja, que não se limita a um território. Ao mesmo tempo, quando os caminhos ultrapassam a própria crosta terrestre, sinalizam que a trajetória da fé continua para além das fronteiras do mundo, pois, somos caminheiros,chamados a contemplar a face de Deus.