28 de maio de 2020

Diocese de Caetité celebra Missa dos Santos Óleos

Por Pascom Diocesana

A Missa teve a participação de poucos padres da diocese

A Diocese Senhora Sant’Ana de Caetité celebrou nesta quarta-feira, 27 de Maio, a Missa com a bênção para os Santos Óleos do batismo, crisma e unção dos enfermos na catedral de Senhora Sant’Ana. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Roberto da Silva Carvalho.

Como estamos vivendo sob o regime de isolamento social devido à pandemia do COVID-19, a celebração foi restrita, contando com a presença dos padres que ajudam o Bispo no governo da Diocese, ou seja, padres responsáveis pelos Vicariatos, Vigario Geral, Cúria Diocesana e das Paróquias de Caetité. A celebração não contou com a presença dos fiéis e seguiu todas as orientações dadas pelas autoridades da área de saúde, mantendo o distanciamento social, higienização das mãos e utilização de máscara pelos presentes.

Dom Carvalho explicou o motivo da Missa dos Santos óleos ter sido celebrada no final do tempo pascal. Falou que seu desejo era celebrar essa Missa como de costume, mas por conta da pandemia isso não foi possível. Lembrou que a Santa Sé, antes da Semana Santa, emitiu nota sobre as celebrações que neste ano tiveram que ser adaptadas e sem a presença dos fiéis. Lirurgicamente, a Missa dos Santos óleos acontece na manhã da quinta-feira Santa. Porém, por motivos pastorais e devido às distâncias da Diocese de Caetité, essa celebração acontece já há algum tempo, numa quinta-feira antes Semana Santa. Porém, neste ano, por conta da pandemia, a celebração teve que acontecer na última semana do tempo pascal.

O bispo pediu para que todos continuassem o trabalho de evangelização sendo sinal de esperança para este mundo que vive essa tribulação humanitária.