29 de março de 2023
DIOCESE

Diocese de Caetité celebra Missa da Unidade nesta quinta-feira (30)

Por Pascom Diocesana

As celebrações pascais começam com a Missa do Crisma, que será realizada nesta quinta-feira (30), na Catedral Senhora Sant’Ana, em Caetité. Nessa ocasião, ocorre a bênçãos dos óleos que serão utilizados nos Sacramentos no decorrer do ano. Nessa Missa, celebra-se a Unidade da Igreja diocesana e a liturgia, sob a presidência do bispo Dom Carvalho, reúne todo o presbitério diocesano.

Divulgação

De acordo com o Pontifical Romano, essa Missa é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e sinal da íntima união dos presbíteros com ele. Celebre-se uma única Missa, considerando a importância dessa Celebração na vida da Diocese.

Os Santos Óleos preparados na Quinta-feira Santa estão relacionados aos Sacramentos. Há os óleos abençoados, que são o dos Catecúmenos e dos Enfermos; e o óleo consagrado, o Santo Crisma.

A Carta de Tiago 5.14-16 diz: “Alguém de vocês está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem por ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. A oração feita com fé salvará o doente: o Senhor o levantará e, se ele tiver pecados, será perdoado.

Confessem mutuamente os próprios pecados e orem uns pelos outros, para serem curados. A oração do justo, feita com insistência, tem muita força”. Tiago nos fala da unção com óleo e da importância da oração e da fé, porque a unção com a oração levantará os enfermos e perdoará pecados. Portanto, a unção com óleo está relacionada a uma ação de Deus.