29 de maio de 2018

Diocese de Caetité celebra instalação de nova paróquia em Brumado

Por Osmarlene Moura/PASCOM Brumado

Foto: Zilmar Santana/PASCOM

Centenas de fiéis se reuniram, neste domingo (27), em Brumado, durante a Solenidade da Santíssima Trindade, para participar da celebração de Instalação Canônica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, a 38ª paróquia da Diocese de Caetité, que terá à frente o padre Jordano Viana Fernandes. Um momento de grande importância e significado para o processo de evangelização e difusão do evangelho.

Antes da celebração, o Bispo Dom Carvalho e os padres Cleonídio Alves e Jordano Viana, além dos demais padres fizeram um breve momento de oração, dentro da igreja, na presença do Santíssimo Sacramento. Na procissão de entrada, a participação das comunidades, pastorais e movimentos que vão integrar a nova paróquia. Também foi lido um breve histórico da caminhada pastoral da comunidade, criada há mais de 30 anos. Em seguida, o Chanceler da Cúria, padre Waldech Brito, leu o Decreto de criação da nova paróquia, precedida da assinatura da Ata por padre Jordano, que recebeu das mãos de Dom Carvalho os livros de registro dos sacramentos da recém criada paróquia e também o Livro de Tombo, onde devem ser registrados os principais acontecimentos da vida e caminhada paroquial.

No Evangelho, Dom Carvalho se dirigiu ao padre Jordano. “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforme em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”. Após a homilia, o novo pároco fez a renovação das promessas sacerdotais perante o bispo, a profissão de fé e o juramento de fidelidade, recebendo os diversos instrumentos que o ajudarão a desempenhar bem sua missão e que representam seu serviço perante à paróquia, como a chave do sacrário, a estola e os instrumentos dos sacramentos. O Bispo, então, empossou o novo pároco e entregou-lhe o documento de nomeação e a Sede Presidencial. “E em nome de Cristo e da Igreja presida com alegria e dedicação esta porção do povo de Deus que hoje lhe é entregue”, concluiu Dom Carvalho.

Ao final, padre Jordano fez um discurso de agradecimento e compromisso perante os leigos e leigas das 44 comunidades que farão parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão. E num clima de festa, encerrou a celebração com a alegria dos fiéis e a certeza de que o Senhor conceda ao povo desta nova comunidade paroquial confiança e animação para prosseguirem com sincero entusiasmo. Agora, a cidade de Brumado passa a contar com duas paróquias.

Confira aqui as fotos da celebração e, ano vídeo abaixo, Dom Carvalho fala desse momento importante para a Diocese de Caetité.